Uma taça de vinho por dia, essa é a quantidade recomendada pelos especialistas. A bebida pode ajudar na perda de peso e na redução de problemas cardiovasculares. Neste domingo (05), foi celebrado o Dia Nacional do Vinho, conforme projeto de lei aprovado em 2017 pela importância da produção da bebida no Brasil.
“Essa bebida tem inúmeros benefícios para a saúde, ele é rico em flavonoides e resveratrol que são poderosos antioxidantes, antiinflamatório e vaso-dilatadores. Ele atua na prevenção de doenças degenerativas, e do coração, assim como o envelhecimento precoce. Por ser vasodilatador, auxilia na contenção da pressão arterial. O vinho também acelera o metabolismo e ajuda no controle do peso. O ideal é uma taça por dia, assim é ideal para a nossa saúde” explicou a nutricionista Grasiely Almeida.
Segundo a especialista, o resveratrol, substância presente no vinho tinto, age como um neuro protetor, reforçando nosso sistema neural e evitando o aparecimento de doenças como Mal de Alzheimer e Mal de Parkinson.
Outros benefícios
Por isso, quem consome vinho pode perceber benefícios como:
Redução da pressão arterial, por conta de sua ação vasodilatadora;
Menor volume de colesterol ruim (LDL) circulante no sangue;
Maior volume de colesterol bom (HDL) circulante no sangue;
Menores riscos de desenvolvimento de tromboses e derrames;
Menor risco para apresentar quadros de AVC;
Proteção cardiovascular contra quadros de infarto.
Mas não se esqueça: existem contraindicações de consumo para alguns grupos de pessoas, como gestantes, portadores de doenças no fígado ou pâncreas, e pessoas que usam medicamentos controlados ou fazem controle de peso. Por isso, consulte sempre seu médico de confiança.