“Foi paixão à primeira vista” é como Tainanda Soares, 28 anos, definiu a primeira vez que encontrou Luís Miguel Perez, 37. Em um evento da igreja em 2014, o casal trocou olhares pela primeira vez, mas não puderam conversar.
Luís é colombiano e precisava voltar ao país de origem. Mas antes, conseguiu algumas informações sobre Tainanda e alguns dias depois de sua chegada à Colômbia, no dia 13 de junho de 2014, mandou uma solicitação de amizade no Facebook.
A partir daí, os dois começaram a conversar e logo começaram a namorar a distância. Um ano e meio depois, veio o primeiro encontro do casal pessoalmente. “Nesse tempo, surgiram receios por se tratar de uma pessoa que morava longe, por ter medo de não ser correspondida, mas ao mesmo tempo nós tínhamos muita confiança um ao outro. O tempo passou e fomos tendo mais certeza do nosso amor, ele era exatamente o homem que eu idealizava, e que imaginava que passaria o resto da minha vida”, comentou Tainanda.
Em março de 2018, quatro anos após o início das conversas, ele decidiu morar em Boa Vista para poder estarmos mais próximos. Naquele ano, o casal conseguiu realizar o sonho de estarem juntos, porém passaram dificuldades financeiras.
Luís não tinha uma proposta de emprego quando chegou em Roraima, e o casal saía juntos para entregar o currículo dele em diferentes lugares. “Foi desafiador. Ouvimos muitos ‘nãos’, fomos vítimas de xenofobia diversas vezes, mas hoje são momentos que preferimos levar como experiências de vida”, explicou ela.
Nove meses depois, Luís conseguiu um emprego e o casal seguiu firme. O casal teve a cerimônia de casamento duas vezes adiada, por conta da pandemia. O casamento civil foi feito no dia 10 de novembro de 2020 e o religioso no dia 22 de novembro de 2020.
A cerimônia foi transmitida ao vivo para a família de Luis Miguel, que estava na Colômbia, poder acompanhar em tempo real.
“Hoje temos nossa casa, três cachorros e ano passado fomos para a Colômbia para eu conhecer a família dele, e foram dias incríveis”, completou Tainanda.
“Acho que uma das perguntas que mais nos fazem é de como é a nossa comunicação. Quase sempre é em espanhol, porque sou formada em Letras Espanhol. Já é algo normal, e a cultura colombiana tem muitos aspectos parecidos com o Brasil, não temos problemas quanto a isso. Vamos ajustando a cultura dos dois no mesmo ambiente, e a nossa casa também é um pedacinho dos 2 países, todos os dias aprendemos algo um do outro” explicou Tainanda.
Envie você também a sua história para [email protected] e concorra a um jantar no Dia dos Namorados no Empório do Pão.