O que é NFT? Nos últimos tempos, essa pergunta tomou conta de toda pessoa que usa Internet com alguma frequência — principalmente porque ela faz parte do que pode ser o futuro das nossas experiências virtuais. Mas do que se trata isso, especificamente?
NFT (Non-Fungible Token) é um ativo digital que, em suma, representa um objeto do mundo real, como uma música, uma peça de arte um ou item de game, que se compra ou se vende usando criptomoeda, e que é geralmente codificado dentro de uma rede blockchain. De fato, NFTs existem desde 2014, mas estão se tornando mais populares apenas agora — e por meio das trocas envolvendo itens de arte: esse mercado movimentou US$ 41 bilhões (R$ 196 bi) em 2021.
Para ser valioso, um item NFT precisa ser único, ou pelo menos um bem raro no mercado digital. É por isso que ele possui sempre um código de exclusividade, que garante ao comprador de que ele é o dono único daquele bem. Hoje em dia, a maioria dos NFTs é vendida em ambientes virtuais específicos, em redes também baseadas em moedas digitais que, em muitos casos, são particulares das plataformas onde são negociadas. É o caso da The Sandbox.
A Sandbox é uma plataforma de metaverso de jogos em NFT baseada na criptomoeda Ethereum. Ela é popular porque permite que usuários não familiarizados com o metaverso consigam criar, vender e monetizar seus próprios NFTs dentro do ambiente. Para isso, há uma moeda própria, a SAND.
Se NFTs estão mudando a forma como as pessoas negociam objetos e têm experiências online, o The Sandbox é, sem dúvida, o centro desse processo. Sua ideia original foi ser um ecossistema de conteúdo gerado pelos usuários para fazer com que a construção do metaverso seja uma tarefa simples e intuitiva para jogadores sem nenhuma habilidade de codificação.
O ecossistema do The Sandbox consiste em três serviços integrados que facilitam a criação de conteúdo: um programa para criar os ativos do jogo NFT (VoxEdit), um marketplace para vender e comprar esses ativos e um game maker para construir experiências de jogo sem codificação.
No VoxEdit, os usuários constroem suas experiências de jogo usando peças semelhantes a Lego, chamadas voxels, por meio de uma ferramenta gratuita específica. Personagens, itens ou outros ativos do jogo criados no Voxedit são chamados de ativos, que podem ser transformados em NFTs e, assim, receber um número de identificação. Sempre que isso acontece, os criadores podem colocá-los à venda dentro do mercado digital, assim como fazer cópias dele que são negociadas dentro da própria plataforma.
Entre criadores de ativos e jogadores há uma diferença fundamental: somente os primeiros, aceitos pela plataforma como tais, podem enviar seus ativos para o marketplace, Lá eles monetizam os ativos digitais que criaram para outros usuários. Antes, porém, os itens são carregados no InterPlanetary File System (IPFS), que permitem que eles sejam verificados.
Por fim, o Game Maker faz com que o The Sandbox não seja um único jogo, mas muitos jogos, ambientes e outras experiências. É assim porque, na plataforma, é possível construir, possuir e monetizar o metaverso, inclusive para criar experiências 3D sem nenhum conhecimento prévio de codificação. As experiências variam de jogos de ação e aventura a quebra-cabeças, de galerias de arte a casas e centros sociais.