O egresso da Universidade Estadual de Roraima (UERR), Josué Santos, vai viajar para os Estados Unidos da América (EUA) no mês de agosto para participar no dia 6 do XI EMEP – Encontro Mundial Sobre o Ensino de Português, evento acadêmico organizado pela American Organization of Teachers of Portuguese (AOTP). Ele vai apresentar o artigo “Da cabana de palha aos muros de concreto: um estudo comparativo do ensino de português em dois contextos indígenas amazônicos”.
O trabalho foi orientado e co-escrito pela professora Dra. Isabella Coutinho Costa, do Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da UERR. O material traz uma análise sobre o ensino de Português em um abrigo urbano de Boa Vista, com refugiados e migrantes indígenas venezuelanos, e na Escola Estadual Indígena Índio Hermínio Paulino, localizada na Comunidade São Pedro, na terra indígena Raposa Serra do sol, região do Baixo Cotingo, município de Normandia.
“O artigo pontua as similaridades e diferenças no processo de aprendizagem do português nesses ambientes ao abordar os processos interculturais atualmente em prática”, detalha Josué, que está ansioso para realizar o sonho de conhecer Harvard. “Li livros de pessoas que já foram para lá, sempre busquei uma oportunidade e agora consegui. Essa conquista é o ápice de minha carreira/vida acadêmica e pessoal e a oportunidade de levar o nome de Roraima para o mundo”, comemora.
Josué ganhou da organização do evento uma bolsa que inclui a isenção da inscrição e a quantia de 500 dólares, mas esse valor não é suficiente para custear toda a viagem. Por isso, ele precisa de apoio para tornar sua ida aos EUA viável. “Quem puder me ajudar pode contribuir por meio de um site de financiamento coletivo, iniciativa popularmente conhecida como ‘vaquinha online’. Para acessar basta digitar https://www.vakinha.com.br/2897686”, explica.
Josué Santos concluiu o Mestrado em Segurança Pública, Direitos Humanos e Cidadania da UERR em abril deste ano com a dissertação “Entre idas e vindas: os processos de aprendizagem de crianças indígenas venezuelanas Warao refugiadas e migrantes em Roraima, Amazônia”. Outro produto da pós-graduação é o portal Povos Indígenas de Roraima (povosindigenasrr.uerr.edu.br), que reúne informações atualizadas sobre as etnias brasileira e venezuelana que moram no estado.
Cotidiano
Roraimense mostra em Harvard artigo sobre ensino de Português a indígenas
Evento será em agosto, em Harvard, universidade mais prestigiada dos Estados Unidos