40% dos vereadores da capital vão concorrer a uma vaga de deputado estadual ou federal. Levantamento feito pela Folha, aponta que até o momento, 6 parlamentares devem concorrer ao cargo de deputado federal e 2 para estadual e 1 ao Senado.
Assembleia
Os vereadores da capital que concorrerão a uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado (Alerr) são Idázio da Perfil (MDB) e Melquisedek Menezes (União Brasil).
Em entrevista à Folha, Melkisedek Menezes afirma que acredita que chegou o momento de contribuir de forma mais efetiva para o desenvolvimento de diversos setores em Roraima.
“Tenho muito a contribuir para o Estado e acredito que na Assembleia Legislativa posso fazer mais para que os servidores da saúde sejam realmente contemplados em suas demandas, além de outros moradores do Estado” explicou.
Federais
Concorrem a uma vaga na Câmara Federal, os vereadores Regiane Matos (MDB), Ruan Kenobby (PV), Gabriel Mota (Republicanos), Thiago Fogaça (PTC), Vereador Albuquerque (Republicanos), Vereador Leonel (Solidariedade) e Kleber Siqueira (Solidariedade)
O vereador Leonel do Solidariedade vai concorrer a uma vaga de deputado federal. Ele explica que acredita muito no potencial do Estado. “Temos que ter uma bancada forte para lutar pelo estado”. O mesmo cargo é pleiteado pela vereadora Rejane (MDB). “Sou pré-candidata a deputada federal pelo MDB. E, mesmo no período de campanha, permanecerei no cargo de vereadora.”, diz.
Pelo Republicanos, são pré-candidatos a deputado federal os vereadores Gabriel Mota e Albuquerque. “Fui convidado pelo partido e já estou no segundo mandato de vereador e quero em parceria com o governador Denarium e com o deputado Gabriel aumentar o número de obras, trabalhar na agricultura familiar e nas reformas de escola e somar com nosso grupo” conta Gabriel Mota.
Enquanto isso Albuquerque conta com um apoio de peso. O presidente da Assembleia Legislativa deputado Soldado Sampaio é o maior apoiador de sua campanha. “Após ouvir inúmeras lideranças, decidimos coletivamente que nosso pré-candidato a deputado federal é o vereador Albuquerque. Com a decisão tomada vamos arregaçar as mangas para trabalhar as pré-candidaturas”, diz Soldado Sampaio.
Senado
O vereador Dr Ilderson (PTB), deve concorrer a uma das vagas ao senado. Novato na política, ele acredita que tem boas chance de ser eleito. “Acredito ser a melhor opção do que temos por aí hoje no mercado”
Demais vereadores
Já os demais vereadores que compõe a Casa de Leis afirmaram que não pretendem se candidatar.
O presidente da Câmara Municipal de Boa Vista. Vereador Genilson Costa explicou que as pré-candidaturas não atrapalham o funcionamento da Câmara. “Desde que o vereador não falte as sessões então não vejo nenhum problema” concluiu.