Quatro atletas roraimenses foram convocados pela Confederação Brasileira de Levantamentos Básicos (CBLB) para representar o Brasil no Campeonato Sul-americano de Powerlifting e Supino. A competição será realizada entre os dias 6 e 11 de setembro, em Caçador (SC).
Os atletas convocados foram: os campeões brasileiros Evangelina Santos (categoria acima de 84 quilos – Open e Máster 1) e Ícaro Braga (105kg – Júnior), além de Monica Cavalcante (84kg – Máster). Por sua vez, Alessandra Ramos (categoria 84 kg – Open) será atleta reserva. Todos foram chamados pela primeira vez.
No Campeonato Brasileiro, em fevereiro passado, pela categoria Máster 1 feminina, Evangelina levantou 457,5 quilos, pouco acima dos 455 mínimos exigidos para participar de competições internacionais. Ela foi chamada para o Sul-americano também na classe Open, embora não tenha atingido marca exigida na competição nacional. Por sua vez, Ícaro Braga levou a melhor na categoria Júnior ao levantar 607,5 quilos.
À Folha, Eva disse estar “extremamente feliz” e esperava ser chamada para apenas uma das duas categorias pelas quais vai competir. “E este ano, sendo o Sul-americano no Brasil, nossa! A ansiedade e excitação só aumentam”, revelou ela, que prometeu dedicação aos treinos e correr atrás dos patrocínios para ir ao campeonato. “Temos a vantagem de ser no Brasil, mas sair de Roraima ainda é oneroso para nós”.
Na competição nacional, Monica Cavalcante ficou em segundo lugar na Máster 1 feminina, embora não tenha atingido a marca mínima exigida. Reserva, Alessandra venceu a categoria Novos – que só existe em competições nacionais – e ficou em terceiro na Open. No Sul-americano, ela poderá competir em caso de desistências das primeira e segunda colocadas da classe.