Pais e filhos

Garantir a segurança das crianças nos passeios de carro é essencial

Seguir as leis propostas pelo Código de Trânsito Brasileiro garante a proteção dos pequenos durante o transporte

Quando se trata de segurança, não é nem um pouco recomendado dar chances para os riscos, principalmente se estivermos falando da segurança de crianças. Nos automóveis, por exemplo, a segurança das crianças é pauta fundamental para quem faz o transporte escolar ou mesmo para quem tem filhos ou crianças na família e quer arriscar um passeio. Muitas pessoas têm dúvidas sobre como garantir a segurança nos automóveis para que as crianças estejam totalmente protegidas, e para não restar nenhuma delas com você, confira as dicas abaixo:

As crianças devem ser transportadas no banco de trás

Mais do que uma dica, uma verdadeira regra: os pequenos devem ficar no banco de trás do carro. Segundo o artigo Nº 64 do CTB (Código Brasileiro de Trânsito), é proibido transportar crianças que tenham menos de 10 anos de idade no banco da frente; ao passar dos 10 anos, cabe aos pais decidir se o filho tem capacidade de ficar no banco da frente. O cinto deve estar na altura do pescoço da criança e não ultrapassá-lo, e as costas têm que ficar coladas no encosto do banco. Os pés devem tocar o chão, e, por isso, é interessante avaliar se a criança realmente já está apta a ficar no banco da frente.

Brinquedos no carro

Principalmente para quem vai enfrentar viagens mais longas ou locais em que há bastante trânsito parado, o ideal é que haja brinquedos no carro para que a criança possa se distrair e não passar nenhum tipo de nervoso durante a viagem. Porém vale ficar atento: não dê brinquedos com formas pontiagudas ou de materiais mais duros no carro, pois, em casos de colisão ou acidentes, estes brinquedos podem causar ferimentos.

Bebê conforto

Esse tipo de cadeira em formato de concha é ideal para crianças que tenham até 15 quilos, ou seja, crianças de até 1 ano. Isso porque a cadeira permite que a criança fique de frente com o encosto do banco traseiro, o que ajuda muito na segurança nos casos de possíveis acidentes.

Ainda há modelos que têm a base removível, e é melhor para fixá-la nos carros.

Cadeirinha

Item essencial para o transporte de crianças, a cadeirinha para auto é muito importante para evitar lesões na coluna e no pescoço da criança nos casos de acidentes ou paradas bruscas. Diferentemente do bebê conforto, a cadeirinha é ideal para crianças maiores de 4 anos de idade. 

Para saber qual a cadeirinha ideal para a criança que irá passear, verifique se os ombros estão posicionados acima da abertura do cinto e se a cabeça já está acima do encosto.