Cultura

Na 5ª noite do Boa Vista Junina, quadrilhas declaram amor pelo São João

Público lotou as arquibancadas da Arena Junina para prestigiar os grupos juninos, que com muita dedicação deram um show de alegria

O público boa-vistense lotou as arquibancadas da Arena Junina do Boa Vista Junina nessa quarta-feira (15) para prestigiar a quinta noite de apresentações do tradicional “Concurso de Quadrilhas Juninas”, que contou com a participação dos grupos Espantalho Junino (acesso), Macedão (acesso), Xamego da Roça (especial) e Explosão Caipira (especial).

No tablado, algo em comum: o amor pelo São João. O grupo Espantalho Junino foi o primeiro a se apresentar. Com o tema, “Pedras no Caminho”, eles levaram para o palco uma reflexão sobre os obstáculos e tropeços que muitos encontram no caminho, porém que trazem soluções.

Em seguida, o grupo Macedão, com o tema “Estrelas do São João”, levou para o tablado a nostalgia e a saudade de dois grandes ícones do movimento junino local: Negão Mangaeira e Joel da Cultura, resgatando a história desses dois personagens importantes para a história do movimento.

A penúltima a subir no tablado foi a Xamego da Roça, com o tema “Nossa história de amor e sentimento pelo São João”. Com muita garra e energia, o grupo botou para fora toda a saudade que estava sentindo do arraial boa-vistense, exaltando referências clássicas como a fogueira, os balões e as bandeirinhas.


Xamego da Roça se apresentou com o tema “Nossa história de amor e sentimento pelo São João” (Foto: Katarine Almeida/Semuc)

Quem encerrou a noite foi a quadrilha Explosão Caipira, com o tema “Fábrica de São João”, mostrando para o público os bastidores de todo o processo de criação de uma quadrilha junina.


Vista aérea da Arena Junina (Foto: Richard Messias/Semuc)

Fã de arraial, Kamyle Maia prestigiou a apresentação das quadrilhas junto à sogra e a cunhada. Ela não escondeu o encanto pelo tradicional concurso. “Eu acho tudo muito lindo! As danças, figurinos. Estava com muita saudade de curtir a festa presencial. A minha favorita é a Explosão Caipira”, disse.

Thiago Denner também aproveitou para assistir o concurso junto à esposa e os dois filhos. Ele afirmou que este arraial traduz esperança por dias melhores. “Acho que a principal alegria do boa-vistense hoje é poder aproveitar o arraial presencial junto de todos, após tanto tempo de isolamento”, falou.

Programação de hoje

O Concurso de Quadrilhas Juninas segue nesta quinta-feira (16), com a apresentação de cinco grupos. Confira o horário das apresentações: