Começou a maior competição esportiva estudantil do Estado de Roraima e os atletas do Judô estrearam as disputas dos 49° JER’S (Jogos Escolares de Roraima). As lutas começaram neste sábado, 18, no Ginásio Hélio Campos.
“É com muita satisfação e alegria, depois de dois anos de pandemia, que voltamos a realizar os tão aguardados Jogos Escolares de Roraima. Serão 14 modalidades e participação de aproximadamente 3.500 alunos-atletas. A competição inicia com as lutas de Judô no sábado, com a presença liberada do público no Ginásio Hélio Campos”, destacou Dinaildo Barreto, diretor do IDRR (Instituto do Desporto de Roraima) da Seed (Secretaria de Educação e Desporto de Roraima).
A competição de Judô ocorre mediante parceria entre a Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e FEJURR (Federação de Judô de Roraima), com apoio da FEDERR (Federação de Desporto Escolar de Roraima).
A competição
Na disputa por medalhas, 48 atletas de 24 escolas da capital Boa Vista e dois atletas de duas instituições de ensino do interior (uma de Caracaraí e outra de Mucajaí).
O coordenador de Judô nos JER’s e presidente da FEJURR, professor Paulo Ferreira, explicou que haverá disputas nas categorias Mirim (12 a 14 anos) e Infantil (15 a 17 anos), masculino e feminino.
“Os combates serão de três minutos para o Mirim e quatro minutos para o Infantil, em uma área de tatame de dimensões oficiais. Teremos cinco árbitros atuando, sendo um internacional, um nacional e três estaduais”, explicou Paulo.
OS JERS
O evento envolve uma grandiosa logística, com arbitragem, alojamento, alimentação e transporte. Toda a organização dos JER’S é de responsabilidade do IDRR.
Este ano, os JER’S serão realizados em seis fases, sendo quatro fases regionais, fase capital e fase final. A Regional I ocorrerá em Normandia, no período de 1 a 4 de julho e envolverá os municípios de Bonfim e Cantá.
A Regional II ocorrerá em Rorainópolis entre os dias 7 e 10 de julho, para os municípios de Caroebe, São João Baliza e São Luiz. A Regional III será realizada em Caracaraí de 13 a 16 de julho, para atender os estudantes dos municípios de Mucajaí e Iracema.
A Regional IV será em Amajari, de 20 a 23 de julho e contemplará os municípios de Pacaraima, Alto Alegre e Uiramutã. Já a etapa capital será realizada em Boa Vista, de 27 a 30 de julho, atendendo alunos-atletas de escolas da cidade de Boa Vista e da Zona Rural.
A fase final, que reunirá as equipes e atletas classificados nas fases regionais e capital, está marcada para ocorrer em Boa Vista no período de 3 a 10 de agosto.
Os alunos-atletas vão disputar o lugar mais alto do pódio em dez modalidades individuais (atletismo, ciclismo, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, xadrez e ginástica rítmica) e em quatro coletivas (basquete, futsal, handebol e vôlei) nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, nos naipes masculino e feminino.
No xadrez, somente haverá disputa na categoria 15 a 17 anos e a ginástica rítmica, na categoria 13 a 15 anos, somente no feminino. Já a modalidade de futebol de campo, será disputada em um outro evento escolar que será organizado pelo IDRR no segundo semestre deste ano.
A última edição dos Jogos Escolares de Roraima realizada em 2019 reuniu 3.304 alunos-atletas de 127 escolas da capital e do interior.