Entretenimento

Dia do atleta olímpico. Confira histórias reais que foram parar no cinema

Filmes contam a história de atletas que participaram das Olimpíadas

O Dia do Atleta Olímpico é celebrado anualmente em 23 de junho. Esta data homenageia a todos os atletas que se dedicam com muito treino a participar dos esportes olímpicos. Para celebrar a data, que tal relembrar histórias inspiradoras que foram parar nas telas do cinema?

Confira cinco filmes que contam a história de atletas olímpicos:

Jamaica Abaixo de Zero

Um clássico da sessão da tarde, a comédia Jamaica Abaixo de Zero conta a história real da equipe jamaicana de bobsled, a primeira equipe de trenó da Jamaica que participou dos Jogos de Inverno de Calgary, no mesmo ano.

Eu, Tônia

Eu, Tonya retrata a história real da patinadora olímpica Tonya Harding interpretada por Margot Robbi). Forçada a competir desde cedo por sua mãe, ela se torna uma das principais atletas dos EUA e é forte candidata para o ouro nos Jogos de Inverno de 1994. 

Raça 

Este drama conta a história de uma das figuras mais emblemáticas do esporte: Jesse Owens. Além dos desafios como atleta, Owens enfrentou o racismo na Olimpíada de 1936, que ocorreu em Berlim em plena Alemanha Nazista.

Carruagem de Fogo

Este clássico de 1981 não pode ficar de fora quando falamos de Olimpíadas. A obra mostra a preparação da equipe de atletismo da Grã-Bretanha para os Jogos Olímpicos de Paris, em 1924. Sua trilha sonora ficou famosa em retratar a competição.

King Richard: Criando Campeãs

Richard Williams é um pai dedicado e determinado a tornar suas filhas, Venus e Serena, em lendas do esporte. Com métodos pouco tradicionais, ele cria duas das maiores atletas de todos os tempos. O filme deu o oscar de melhor para o ator Will Smith em sua última premiação.

Por Raísa Carvalho