Quase quatro meses depois de fugir da guerra na Ucrânia, o zagueiro roraimense Guilherme Nascimento, 18, acertou com o Marijampolé City, da segunda divisão do futebol da Lituânia. O vínculo terá duração de cinco meses.
RELEMBRE: ‘Morreríamos de tiro ou de frio’, disse Guilherme sobre fuga da Ucrânia
O jogador vestirá a camisa 16 e espera entrar em campo pela primeira vez como profissional no próximo dia 2, fora de casa, diante do Garliava, pela 14ª rodada da segunda divisão. “Estou ansioso. Faz tempo que eu não jogo uma partida oficial. Agora estou mais ansioso ainda, vou estrear como profissional, as expectativas lá em cima, tou louco pra chegar logo o dia”, revelou à Folha.
O Marijampolé é o quinto colocado na competição, com 23 pontos, quatro a menos que o líder Nevėžis. É, ainda, o único clube da segunda divisão que disputa a Copa da Lituânia. Além disso, a equipe tem outro brasileiro: o atacante Higor, de 24 anos.
O último clube de Guilherme Nascimento foi o FC Kolos, da primeira divisão ucraniana, por onde chegou a fazer amistosos. Lá, ele estrearia na semana seguinte em que a Rússia invadiu o país do leste europeu.
No entanto, com a escalada de tensão na Ucrânia, o atleta resolveu fugir para a Romênia, de onde embarcou em um voo para o Brasil e reencontrou com a família em Mucajaí, sua cidade natal. Depois, o jogador embarcou para São Paulo e, para não ficar parado, resolveu treinar à espera da abertura da janela de transferências até receber a proposta do Marijampolé.
O jogador começou a trajetória no futebol na escolinha Nova Aliança, de Mucajaí. Depois, foi para o Extremo Norte, em Boa Vista, o mesmo lugar que revelou o volante Thiago Maia, hoje no Flamengo. O zagueiro também passou pelas categorias de base de clubes como União Barbarense (SP), Goiás, Atlético Goianiense, Velo Clube (SP) e Atlético Mogi (SP).
Conheça a história de Guilherme Nascimento