Os alunos da Escola Estadual Indígena Riachuelo, localizada na comunidade Sucuba, no Alto Alegre, estão desde abril sem frequentar as aulas, devido à falta de transporte escolar nas localidades do município. A denúncia foi feita por pais de alunos que se dizem revoltados pela situação.
“Os alunos estão sem estudar todo este tempo, é uma brincadeira o que estão fazendo com nossos filhos. Já fomos reclamar na escola e a gestora disse que a empresa responsável pelos transportes alega não ter combustível ”, disse uma mãe.
“Numa assembleia da OPIRR ESTADUAL, o secretário foi com a comitiva dele e disse que no dia seguinte os ônibus estariam rodando, mas até agora nada. A denúncia foi no início de maio. Estamos pensando em fazer uma manifestação, porque o problema não é só aqui. Em várias outras escolas do município, a situação é a mesma”, completou a mulher.
Ainda segundo ela, os alunos do Sítio Tio Preto, que fica próximo a Vila Recrear, estão há mais de cinco meses sem aulas, pelo mesmo motivo. “Enquanto isso, o Governo está gastando dinheiro com Arraial, trazendo bandas nacionais”, completou.
De acordo com os pais, a escola tem contrato com sete carros escolares, mas apenas quatro estão em funcionamento, e destes quatro apenas um atende a Vila Recrear, então foi feito um acordo de revezamento para que os alunos desta localidade não fossem completamente prejudicados. “Em uma semana vai os alunos do Ensino Médio e na outra vai os do Ensino Fundamental” explicaram.
A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado e aguarda retorno.