Roraima terminou a última semana com 1.779 casos conhecidos de Covid-19, conforme os boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) entre segunda (20) e sexta-feira (24).
- AGORA É LEI: Entra em vigor desobrigação do uso da máscara, mas demais medidas de prevenção seguem mantidas
O volume de testes positivos ficou bem acima do registrado nas quatro semanas anteriores:
- 13 a 15 de junho: 216 casos*
- 6 a 10 de junho: 123 casos
- 30 de maio a 3 de junho: 128 casos
- 23 a 27 de maio: 79 casos
- 16 a 20 de maio: 11 casos
A média móvel de casos diários dos sete dias anteriores, conforme o último boletim, ultrapassou a marca dos 250 testes positivos oficiais e é a maior desde fevereiro. Há mais de 40 dias, o Estado não registra mortes pela doença.
Governo e Prefeitura reforçam importância de medidas contra a Covid-19
Em meio a alta de casos registrada Brasil afora, a Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde, ligada à Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), intensificou as conversações com os municípios do Estado para que reforcem as ações de orientação e imunização da população contra a Covid-19.
Em nota, a Sesau ressaltou que tem levado uma série de ações com foco no diagnóstico de casos da Covid, como a oferta de testagem e vacinação contra a doença em iniciativas como o Governo Sem Parar, Operação Inverno e o Arraial da Prevenção, promovido durante o São João do Anauá.
A pasta reforçou a necessidade de a população manter os cuidados contra a doença. “Apesar do avanço da vacinação, fato que tem resultado em uma queda significativa no número de internações graves, a pandemia ainda não acabou, e por esse motivo, é importante que a população continue a evitar ao máximo as aglomerações, usem máscaras em ambientes fechados, de grande concentração de pessoas ou no transporte coletivo ou por aplicativo, e pratiquem a higienização correta das mãos”.
Por sua vez, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) disse monitorar e avaliar diariamente, junto ao comitê municipal da Covid-19, a evolução e o comportamento da doença.
“Assim como foi feito em todo o período da pandemia, a gestão municipal seguirá tomando todas as medidas necessárias que garantam a saúde da população. A vacinação segue sendo fundamental, e está disponível em vários pontos da cidade. É importante que todos se vacinem. A responsabilidade é de todos”, disse, em nota.
*Obs.: Os números não foram atualizados nos dias 16 e 17 em virtude do feriado de Corpus Christi e do ponto facultativo estadual. Além disso, em Roraima, os dados oficiais não são atualizados aos fins de semana.