Diversas mães relataram à Folha que os filhos apresentaram diarreia e vômito em Boa Vista. Carolina Lima, gerente comercial, é uma das mães que esteve com o filho doente. Ela contou que Linus Torvalds, de dois anos de idade, já estava com cinco dias com diarreia. “Eu chegava a lavar ele por dez vezes seguidas e nenhum medicamento que os médicos recomendaram, resolvia”, disse.
Ela conta que os hemogramas feitos apresentavam como se estivesse tudo normal no organismo do filho. E conseguiu um diagnóstico por meio da telemedicina, consulta online, com um médico do Estado de São Paulo. “Depois de passar por vários médicos, nessa teleconsulta o médico passou os medicamentos que suspendeu a febre e a diarreia aguda”.
Outra mãe, que preferiu não se identificar e faz parte do mesmo grupo de WhatsApp de Carolina, afirma que a filha de dois anos de idade apresenta os mesmos sintomas, vômito e diarreia. Ela levou ao pediatra, que logo tratou a desidratação. “No nosso grupo e no consultório por onde passei, pelo menos seis mães relataram que os filhos estavam do mesmo jeito nestes últimos dias”, contou.
A Secretaria Municipal de Saúde de Boa Vista informou que nos últimos 20 dias, o Hospital da Criança Santo Antônio registrou o atendimento de 757 casos de síndrome gripal e 194 casos de pneumonia/influenza, no entanto não foi relatado o número de casos de crianças com outras doenças.
A pediatra Michele Ferst diz o que fazer nesses casos de desidratação. “Por conta do inverno é comum surgirem doenças como a diarreia e o resfriado. Desta forma é importante manter as medidas de higiene, lavagem das mãos, alimento e consumo de água filtrada. Em casos de sintomas como vômito e diarreia, o tratamento vai depender se a criança está se alimentando e se hidratando em casa. Caso a criança esteja se recusando a comer, o melhor a se fazer é procurar o serviço de emergência”, ressaltou.
Vale lembrar ainda que qualquer medicamento deve ser orientado por um médico.