Aprovados no quadro de reserva do edital de processo seletivo simplificado para formação de cadastro de reserva de profissionais e trabalhadores da Saúde, edital nº 001/2022, denunciam que o Governo de Roraima, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Roraima (Sesau), convocou 158 profissionais do cargo de auxiliar de serviço de saúde, os quais estão atuando nas farmácias do Estado sem experiência.
O grupo alega que há quadro de reserva para auxiliar de serviço de saúde, na função de atendente de farmácia no seletivo, mas que foram convocados apenas 28 profissionais.
Uma das aprovadas no certame, que preferiu não se identificar, afirma que não consegue entender o motivo pelo qual está ocorrendo o descaso, pois a remuneração para ambos os cargos é a mesma.
“A demanda de convocações para o quadro de farmacêuticos é desproporcional a dos atendentes de farmácia. Pela experiência em atuação direta que tive durante a pandemia, para cada 2 farmacêuticos é necessário 4 auxiliares atendentes de farmácia. Dessa forma, os coordenadores estão sendo quase obrigados a aceitar os auxiliares lotados sem experiência por conta da alta demanda”, disse.
A denúncia já foi levada à ouvidoria do Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) e por enquanto, os aprovados aguardam resposta.
Outra profissional que aguarda ser chamada, que também não se identificou por medo de represália, contou como está se sentindo. “Todas as listagens de chamadas estão ocorrendo normalmente e para atendente de farmácia, parou. Trabalhei por dois anos durante a pandemia como auxiliar de farmácia na UTI de Covid quando ninguém queria se colocar em risco. Só fomos necessários na pandemia e agora somos descartados e trocados?”, fez o questionamento.
Em conversa, a profissional diz que o edital é claro ao exigir qualificação e tempo de serviço na área, e os auxiliares de serviço de saúde não possuem, mas estão ocupando as vagas que seriam destinadas aos atendentes de farmácia.
A reportagem entrou em contato com o Governo de Roraima e aguarda retorno.