Cotidiano

Aumento da exposição às telas tem ampliado casos de miopia

Falta de cuidados pode ocasionar prejuízos permanentes à saúde ocular

Neste domingo, 10 de julho, é o Dia da Saúde Ocular. A data é uma forma de lembrar da importância de cuidar da saúde dos olhos nos dias de hoje. De acordo com o médico oftalmologista Amarildo Rodrigues, a exposição excessiva a tela do computador, traz cada vez mais prejuízos para adultos e, principalmente, para as crianças.

Isso porque gera miopia, uma vez que ao acostumar os olhos a enxergar tão de perto, com o uso dos celulares, tablets e TV, ele entende que não há necessidade de desenvolver tanto para enxergar de longe. E essa luz azul pode gerar perda de sono, causando alteração no clico natural do organismo.
 
“A síndrome do olho irritado pelo computador é comum e teve um aumento de casos no período da pandemia, quando as pessoas passaram a exercer o trabalho remoto. Tivemos muitas consultas relacionadas a vermelhidão e ardência e dificuldade de enxergar principalmente ao usar o computador”, explicou.
 
Segundo o médico, hoje o tratamento para essa síndrome é um tipo de óculos antirreflexo com Blue UV e Blue Control, que vem sendo muito indicado aos pacientes. “Ele tira a luz azul que atrapalha muito e é muito nociva com o uso prolongado”, explica.


Oftalmologista ensina técnicas que podem ser adotadas para diminuir o cansaço dos olhos e a ardência (Foto: Divulgação)

Óculos anti luz azul

Além do óculos especial, o oftalmologista ensina técnicas que podem ser adotadas para diminuir o cansaço dos olhos e a ardência. “Não usar o computador ou o tablet por mais de 50 minutos sem uma pausa, é preciso descansar os olhos por cerca de dez minutos”, explica.

Usar o colírio

Outra dica é evitar coçar os olhos e fazer o uso de um colírio lubrificante. “Com o uso prolongado desses aparelhos as pessoas esquecem de piscar e ressecam os olhos. É confirmado que essa síndrome desenvolve a miopia, e crianças estão desenvolvendo essa condição cada vez mais, outra mudança que ocorre é que geralmente adultos que antigamente estabilizando o aumento de grau por trinta anos, continuam com o aumento da miopia pelo uso excessivo do celular e do computador”, finaliza o médico.