Os vereadores analisaram, nesta quarta-feira (13), no plenário da Câmara Municipal de Boa Vista, 11 vetos totais da Prefeitura a Projetos de Lei aprovados na Casa. Os parlamentares mantiveram oito vetos e derrubaram outros três.
Os projetos, que tratam de temas diversos, foram vetados por razão de inconstitucionalidade e “ofensa ao interesse público”. No Poder Legislativo, os vetos foram analisados primeiramente pela Comissão de Legislação, Justiça, Redação Final e Legislação Participativa (CLJRF).
Com a manutenção, os projetos arquivados tratam sobre:
- Programa de Rua do Ciclismo;
- Controle de zoonoses, controle das populações de animais e do bem-estar;
- Sala Lilás para atendimento humanizado às mulheres vítimas de violência doméstica;
- Campanha Municipal de Orientação ao Idoso contra Fraude e Golpes no comércio eletrônico;
- Diretrizes para implantação do Programa Saúde no Campo;
- Semana da Gestão Pública;
- Programação de Assistência Médica Domiciliar aos idosos com deficiência e aos incapacitados de locomoção;
- Campanha Novembro Branco e Vermelho e o Dia de Conscientização sobre a Surdo-Cegueira.
Por sua vez, as propostas com os vetos derrubados, que serão promulgadas pelo presidente da Casa, vereador Genilson Costa (Solidariedade), são as seguintes:
- Programa Saúde Mental para profissionais que atuam em contato direto com a população na prestação de serviço de saúde, educação, segurança, fiscalização, assistência social e serviços gerais;
- Obrigatoriedade de exibição de vídeos educativos antidrogas, combate à violência contra a mulher e combate à exploração sexual infanto-juvenil na abertura de shows, eventos culturais e similares;
- Auxílio-transporte para alunos de Ensino Superior, Pós-Graduação e Cursos Técnicos Profissionalizantes para Ensino Médio.