Cotidiano

Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa é aderida pelo TJ/RR

A ação tem como objetivo reforçar as estratégias do Poder Judiciário no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher

O Poder Judiciário do Estado de Roraima por meio da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar adere à campanha nacional  “Justiça pela  Paz em  Casa” que tem como objetivo reforçar as estratégias do Poder Judiciário no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

A campanha iniciou ontem, 03, e se estende até dia 07 de agosto, com uma ampla programação de audiências concentradas e Júris nas comarcas do interior e da capital, assinatura de convênios, realização da 2ª etapa do Projeto Maria Vai à Escola, sendo que todas essas ações visam dar efetividade à lei Maria da Penha e visibilidade à questão da violência doméstica e familiar contra a mulher.

A programação iniciou no dia 03 com o lançamento da segunda etapa do  Projeto  Maria vai à Escola, na Escola Municipal Glemíria Gonzaga de Andrade, localizada no bairro Cidade Satélite.

No mesmo dia, aconteceu a assinatura de convênios com Universidades/Faculdades para programa de estágio voluntário com o intuito de assistir mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e familiar. As instituições de Ensino a aderir ao convênio são: UFRR, UERR, UNIVIR, Faculdade Estácio Atual e Faculdades Cathedral. Os cursos atendidos serão: direito, psicologia, serviço social e pedagogia.

Para encerrar a programação, na sexta-feira (07/08) data em que se comemora 09 anos da Lei Maria da Penha haverá das 8h às 13h na Praça Germano Augusto Sampaio, no bairro Pintolândia, a  Ação Social  intitulada  Justiça pela Paz em Casa.  O evento contará com serviços gratuitos nas áreas judiciais, saúde e lazer.

A ação contará com a parceria das instituições do Sistema de Justiça como Ministério Público Estadual, Defensoria Pública Estadual, Justiça Itinerante do Tribunal de Justiça de Roraima, Justiça Eleitoral Itinerante, além de outras instituições parceiras que colaborarão oferecendo seus serviços como à Coordenação de Políticas para as Mulheres da Setrabes, 1ª Brigada de Infantaria de Selva, Serviço Social da Indústria -SESI, Secretaria Municipal de Gestão Social, Liga Roraimense de Combate ao Câncer e 1º Juizado de Violência Doméstica e  Familiar contra a Mulher.