Saúde e Bem-estar

Dentista revela principais causas do envelhecimento dos dentes

Saiba o que fazer para manter seu sorriso elegante por mais tempo

Os sinais de envelhecimento já chegaram por aí? Rugas no rosto e cabelo branco são mais fáceis de serem identificados, mas você sabia que assim como o corpo humano, os dentes também envelhecem? A dentista Lizmena de Araújo destacou as principais causas desse envelhecimento e como preveni-lo.
 
Os cuidados vão desde uma boa higiene bucal, escovação, uso de fio dental e idas regulares ao dentista, mas a profissional ressaltou que o modelo de alimentação é essencial para definir a saúde dos dentes. 
 
“Alimentos mais ácidos, por exemplo, alteram o pH natural da saliva, deixando a boca ácida e contribuindo para o desgaste dos dentes”, contou Lizmena de Araújo.
 
SINAIS DE ENVELHECIMENTO
Dentes mais curtos, alteração na cor natural, movimentação nos dentes, como o bruxismo, e aparecimento da gengiva (quando mostra parte da raiz dos dentes) e aparecimento de cárie são alguns dos sinais de envelhecimento dos dentes.
 
RECOMENDAÇÕES
A dentista recomenda alguns hábitos para manter os dentes sempre jovens. 
 
– Evitar comida ácida, como alimentos embutidos, industrializados, refrigerante, vinagre, pão;
– Reduzir alimentos açucarados, gordura e sódio;
– Priorizar alimentos com cálcio, fibras e nutrientes;
– Consumir bastante água.
 
“Esses alimentos causam mau hálito, gengivite e cárie. Como é comum irmos ao médico para um check up, a ida ao dentista também é indispensável. Para quem tem problemas recorrentes com tártaro, o recomendado é ir ao dentista de 4 em 4 meses, para quem não tem, de 6 em 6 meses”, explicou a dentista.


Idas regulares ao dentista é essencial para manutenção da saúde dentária (Foto: Arquivo pessoal)