Cotidiano

MP investiga contrato entre Prefeitura de Boa Vista e Eduardo Kobra

Operação investiga contratos feitos com o artista Eduardo Kobra, exposta no Parque do Rio Branco

Na manhã desta sexta-feira, 22, foi deflagrada a operação Aquarela. Estão sendo cumpridos mandados de busca na Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura (Fetec), que fica localizada no Teatro Municipal, na casa do presidente da Fundação, Daniel Lima, e de um funcionário que era fiscal de contrato.

A Promotoria de Defesa do Patrimônio Público contou com apoio de Membros e Servidores do GAECO- Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado, Policia Civil, e Segurança Institucional do MPRR para realizar a operação que investiga os contratos com o artista Eduardo Kobra, que expôs um pintura no Parque do Rio Branco.

Segundo informações obtidas pela reportagem, foram encontradas irregularidades nos contratos, que tinham o valor de R$400 mil.


Mandados de busca estão sendo cumpridos na sede da Fetec (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

PINTURA

A obra de arte foi inaugurada em dezembro de 2020, no Parque do Rio Branco, feita por um artista reconhecido internacionalmente, Eduardo Kobra. A pintura havia mostrado rachaduras e chegou a descascar após quatro meses da inauguração.

Na época, a Prefeitura de Boa Vista havia informado que a causa do desgaste da obra seria investigada e que poderia ser pela exposição ao sol e chuvas intensas.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista que informou que sempre trabalhou com transparência, e que preza pela aplicação dos recursos públicos de forma responsável. 

Confira a nota na íntegra:

A Prefeitura de Boa Vista informa que sempre trabalhou com transparência, e preza pela aplicação dos recursos públicos de forma responsável, nunca tendo sido alvo de investigações que resultassem em operações policiais.

Na manhã desta sexta-feira, 22, a prefeitura recebeu com surpresa a notícia de uma operação na FETEC. O fato causa estranheza e indignação pela espetacularização,  considerando o momento político que estamos vivendo ou seja, é preciso sim apurar os fatos, mas é preciso também ser questionada a verdadeira motivação da operação, com todo o aparato presente no local ligado ao Governo do Estado.

O respeito ao dinheiro público sempre foi um compromisso das gestões municipais de Boa Vista. 

Todos os documentos requisitados hoje pelo Ministério Público Estadual e Polícia Civil do governo do Estado já foram entregues anteriormente e estão publicados no portal da transparência, para qualquer cidadão verificar. 

Confiamos na justiça e estamos à disposição para quaisquer informações adicionais.


Buscas na casa de servidores 

Matéria atualizada às 12h15 com nota da Prefeitura de Boa Vista

Compartilhe via WhatsApp.
Compartilhe via Facebook.
Compartilhe via Threads.
Compartilhe via Telegram.
Compartilhe via Linkedin.