No dia 25 de julho é celebrado o “Dia do Escritor” , e Roraima possui um leque de grandes nomes da literatura que divulgam suas obras para o resto do país. São histórias contadas por aqueles que transformam sonhos em palavras. Para homenagear todos os escritores de Roraima, listamos alguns que se destacam no mundo literário. Confira.
Eliza Menezes
A escritora e professora Eliza Menezes é autora de ‘Meu mundo e o que eu vejo’. O livro é composto por 42 poesias, todas de autoria de Eliza Menezes, escritas entre os anos de 2009 e 2021, resultando assim numa compilação de poemas que engloba toda a carreira da autora.
Helena Lopes
A roraimense Helena Lopes viu o sonho de ser escritora virar realidade muito cedo. Aos 18 anos, a jovem publicou seu primeiro livro na plataforma literária online Amazon Brasil e hoje é autora de cinco best-sellers.
Felipe Thiago
Felipe Thiago é poeta, ativista cultural e acadêmico de Letras-Literatura. Membro do grupo Margens e editor do fanzine Interferência Poética, tem obras publicadas nas coletâneas ‘Olhares Poéticos’, lançada em 2015, e no Poesia Livre 2016, para a qual foi selecionado através de concurso nacional e é autor de Inominável, seu primeiro livro de poesias.
Sebastião Pereira do Nascimento
O escritor roraimense Sebastião Pereira do Nascimento é autor de diversos livros de poesia, publicações científicas e artigos de opinião para o jornal Folha de Boa Vista. Ele é autor de “Sonhador do Absoluto” e “Recados aos humanos”.
Aldenor Pimentel
O escritor roraimense Aldenor Pimentel começou a trajetória profissional após os trinta anos de idade, mas sua ligação com a literatura surgiu ainda na infância. Recentemente, o autor participou da Bienal Internacional do Livro, com o lançamento de sua última obra “Eldorado de Brisa”.
Francisco Alves
Autor de “Poemas Urbanóides” e “Ruídos noturnos & poemas do esquecimento vivo”, Francisco Alves é professor da Universidade Federal de Roraima, mestre em Literatura Brasileira.
José Vilela
Nascido em Guiratinga (MT), José Vilela é jornalista e autor de mais de dez livros ficcionais, publicados desde a década de 80. Seu romance Os Bravos de Oixi: Índios em Luta pela Vida (1994) foi traduzido para o Italiano. Seu livro O Guru da Floresta (2013) foi referência no Vestibular da UFRR.
Zanny Adairalba
Natural de Pernambuco e filha de Roraima desde 1992, Zanny Adairalba é poeta, compositora, gestora cultural, mãe, esposa e ativista. Com mais de cinco livros publicados, a escritora se inspira em mulheres para escrever suas poesias.
Eli Macuxi
Escritora e multiartista, Eli Macuxi atua como professora no curso de artes visuais da UFRR, é autora do livro de poesias ‘Amor para quem odeia’ que reúne mais de 80 poemas publicados originalmente no blog Poesia Pura.
Por Isah Carvalho