Entretenimento

O Universo Cultural de RR na internet

Misturar diferentes universos da cultura popular, contagiar os Nerds, Geeks, fãs de Filmes, Gamers, mostrar diferentes desenhos e novas modas. Essa foi a combinação encontrada por alguns jovens em Roraima que vêm desenvolvendo trabalhos culturais em blogs e redes sociais combinando interatividade, comédia e curiosidades de uma forma diferente para o público interligado nas mídias digitais.

Programa Liquidifikador
Audiovisual tirando o sorriso dos personagens

O canal do youtube www.liquidifikador.com/ mostra projetos que apostam em acertos e erros com formatos extras, mostrando perspectivas diferentes do que normalmente observa-se na produção de imagens.

Humberto Damasceno, idealizador do programa, diz que a ideia inicial era criar um blog sobre cultura pop. “Isso foi o estopim para eu pôr em prática o que aprendi nas aulas de Teorias da Comunicação e da Imagem, e Animação e Jogos Eletrônicos. Então, o projeto foi iniciado com o apoio da Daiana Ross e da Gabriely Damasceno, realizando as apresentações e entrevistas, e eu fiquei com o trabalho de produção e edições de imagens”.

A turma começou a atuar em 2014 com a produção de áudio visual, também utilizando edições históricas como pano de fundo da realidade que representam, pensando em piadas, comentários irônicos e perguntas constrangedoras para dar dinâmica e personalidade ao projeto.

“Os improvisos e enquadramentos fotográficos também são diferenciais no nosso trabalho. Na pós-produção, buscamos “memes” e “virais” que tenham a ver com o evento ou tema. Daí, utilizamos como vírgulas visuais ou compomos novas piadas mesclando o nosso vídeo com os de pesquisa.

Frente ao Universo Cultural, o Liquidifikador fica à vontade para escrever e gravar.

“O nosso objetivo está traçado, mas já houve situações inusitadas que tivemos de repercutir porque acreditamos na importância do fato, como na entrevista com um professor que fez greve de fome. Nós nos identificamos com a causa, já fomos militantes no movimento estudantil. Achei importante darmos apoio e fizemos uma cobertura da nossa percepção sobre a situação. No mais, o foco do Liquidifikador é a positividade, trazer imagens sinceras e, principalmente, cobrar o sorriso das pessoas”, concluiu.

A Fantástica Casa Aquarela
Adolescentes viram e mexem a cultura de RR

As estudantes do 2º Ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação (UFRR) Ana Paula Pires, 16; Bárbara Vitória, 16; e Tarlison Sander, 16, criaram a “A Fantástica Casa Aquarela”, um blog feito para a divulgação de eventos culturais que acontecem em Boa Vista (RR) e já se tornaram febre na internet, com uma página no facebook (www.facebook.com/acasaquarela).

“Estávamos querendo criar um blog para falar de assuntos da cultura jovem atual, em que poderíamos ir aos eventos e interagir com as pessoas para escrevermos, fotografarmos, utilizar gravadores e até mesmo filmarmos com o celular. Dessa forma, focamos na cultura pop atual, envolvendo os universos geek, nerd, a moda e o cinema, trabalhando em datas comemorativas ou eventos que frequentemente aparecem e somos convidados”, disse Ana Paula.
Depois de sortidos nomes, eles encontraram na Fantástica Casa Aquarela o ideal para o projeto.

“Numa reunião com a turma, sugeri Aquarela como uma mistura de cores que nos motivasse para os assuntos culturais mais diferentes. Todos gostaram. E nossos amigos e familiares adoraram e hoje nos dão suporte. E, além do blog, trabalhamos a divulgação com hiperlinks através do Facebook de cada um e por grupos de WatssApp. É super legal”, destacou Ana Paula.

Cultura 7
Diversidade nas intervenções culturais em RR

Nos últimos anos, os termos geek e nerd têm se tornado cada vez mais populares entre as pessoas obcecadas por tecnologia, computação, jogos eletrônicos ou de tabuleiro, histórias em quadrinhos, livros, filmes, animes e séries de TV.

Em Boa Vista, o estudante Rodrigo Guerreiro, 27 anos, e seus amigos Jayne Thomé, Danverson Chaves, Donizetti Balta, Farley Santos e Edney Melo criaram o Canal Cultura 7 no youtube, oportunizando informação, descontração e entretenimento para o público da rede social Facebook (facebook.com/cultura7) e YouTube, realizando programas semanais, como o Oca dos Livros, a Tribo Nerde o Cidane.

O projeto foi idealizado em 2013 para contar curiosidades da Cultura Pop.

“Somos todos grandes admiradores de literatura, games, cinema, RPG e HQ’s. Juntos, produzimos as pautas e decidimos o que irá ao ar. As gravações ocorrem aos sábados”.

Rodrigo ressalta que seu contato com histórias de ficção começou na infância.

“Eu tinha 4 anos quando comecei a jogar vídeogame e tive contato com animes e séries japonesas. No mundo das HQ’s, comecei a colecionar sem a intenção de ter um grande acervo, mas pelo simples fato de que eu adorava o universo da Marvel e DC Comics na era de prata, e foi pensando neste passado que surgiu a vontade de contar outra vez a história, criando um programa de TV que repercutisse inicialmente no facebook de uma forma que os amigos pudessem também interagir com descontração e adquirir conhecimentos”, concluiu.