Cultura

Bailarinos roraimenses participam de Seminário de dança em Brasília

Realizado há 24 anos, o Seminário faz parte do calendário cultural do País

Dez dançarinos representaram Roraima no Seminário Internacional de Dança realizado em Brasília. O evento é realizado há 25 anos com uma programação de apresentações, maratona de dança, espetáculos e concursos. O festival faz parte do calendário cultural do País e recebe bailarinos de todo o mundo.

Três destes alunos são Marcele Prill, de dez anos; Grabrielly Nascimento e Emily Nere, de onze, são Estrelinhas – bailarinos mirins que viajaram acompanhadas das mães. Entre os adolescentes foram Dara Raamis, Jessica Souza, Célio Magalhães, Débora Abreu e Francielly Veras sob responsabilidade dos professores Irish Isthar Stevenson, que ministra aulas há 15 anos e estuda o ballet há 22 anos; e Márcia Mourão, professora há 18 anos e coordenadora da Escola de dança Aura.

Segundo Márcia, os alunos são observados durante toda a programação do evento por professores renomados de grandes academias de dança de vários países. É uma forma de conseguirem bolsas de estudo e estágios em grandes academias de dança no exterior.

O evento, conhecido e respeitado nacional e internacionalmente, é responsável por ter possibilitado uma carreira internacional a mais de 400 bailarinos brasileiros por meio de Bolsas de Estudo, Estágios e Contratos em prestigiadas escolas, academias e companhias internacionais.

“Na ocasião, os bailarinos tiveram a oportunidade de aprender mais sobre dança contemporânea e clássica com importantes professores nacionais e internacionais”, conta.

Márcia explica que faz parte da proposta da escola a participação dos alunos em eventos realizados fora como uma forma de adquirir experiência em projetos importantes que podem impulsionar a carreira. Mesmo que os alunos não recebam nenhum apoio para a viagem.

“Além de promover o intercâmbio e troca de informações entre os dançarinos mais experientes, é uma forma de atualizar o currículo e ficar por dentro do que acontece no mundo da dança. As famílias apostam nos talentos dos filhos e tiram dinheiro do próprio bolso”, completa.

Fundada há 15 anos, a Escola de Dança Aura possui cerca de 500 alunos divididos em duas sedes: uma localizada no bairro Mecejana e outra, no bairro Pintolândia. Eles também já marcaram presença em outros importantes eventos, como o Festival Internacional de Manaus (AM), o Festival Internacional de Bento Gonçalves (RS) e o Festival Internacional de Belém (PA).