O maratonista aquático Joan Penaloza, do Sinpol (RR), chegou à cidade de Salinas, no Equador, para disputar a Copa Pacífico. O colombiano naturalizado brasileiro vai disputar a travessia de cinco quilômetros, na próxima quarta-feira (3).
Primeiro nadador de Roraima nessa modalidade na competição, Penaloza viajou ao lado do pai Pedro Granda, após conexões em Manaus e na Cidade do Panamá, capital do país panamenho. Ele integra a seleção brasileira na competição continental, a qual também servirá como preparação para o Campeonato Mundial Júnior, marcado para setembro, em Mahé, nas Ilhas Seychelles.
Em junho, o atleta de 14 anos, nascido em Saravena, na Colômbia, se classificou para as competições, ao vencer, em 56min27seg, a prova de cinco quilômetros da seletiva do Mundial, realizada em Fortaleza.
Na carreira, o atleta acumula títulos estaduais, regionais e nacionais. Em 2021, por exemplo, ele foi supercampeão brasileiro ao terminar na liderança do ranking das provas de cinco e dez quilômetros na categoria Infantil 2. Os resultados ajudaram o clube dele, o Sinpol, a levar o título por equipes na classe etária.