Cotidiano

Música popular de raiz é atração nesse final de semana no Teatro Jaber Xaud

Na primeira noite, o grupo Ilumiara, de Belo Horizonte-MG, interpretará vissungos, cantigas de ninar e canto de lavadeiras

Nos dias 8, 9 e 11 de agosto, o Sesc Roraima apresenta mais uma edição do Sonora Brasil, um projeto temático que tem como objetivo difundir expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. O evento é gratuito e será realizado no Teatro Jaber Xaud, sempre às 20h.

Na primeira noite, o grupo Ilumiara, de Belo Horizonte-MG, interpretará vissungos, cantigas de ninar, canto de lavadeiras, entre outros, em arranjos elaborados a partir de uma visão estética contemporânea. 

Sua apresentação levará ao público um repertório de cantos de trabalho recolhidos da tradição, diretamente em suas fontes, ou a partir de registros de pesquisadores pioneiros como Mário de Andrade, Oswaldo de Souza e Ayres da Mata Machado. 

Além das músicas apresentadas, o grupo traz em seu espetáculo a contextualização histórico-social dos cantos de trabalho no Brasil.

Ilumiara é formado por cinco músicos que também atuam como pesquisadores. Seus integrantes são: Alexandre Gloor, Carlinhos Ferreira, Leandro César, Letícia Bertelli e Marcela Bertelli.

Outras apresentações

No domingo, 9, o Sonora Brasil receberá Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente, apresentação vinda do nordeste da Bahia. O evento será gratuito, no Teatro Jaber Xaud, às 20h.

O enredo da apresentação é baseado na cidade de Valente está situada no nordeste da Bahia, a 240 quilômetros de Salvador, na principal região produtora de sisal do país.

Para a terceira noite, terça-feira, 11, o Sesc receberá o grupo Destaladeiras de Fumo de Arapiraca e Mestre Nelson Rosa.

O grupo é formado por cinco mulheres da região de Sítio Fernandes, município de Arapiraca, na zona rural do agreste alagoano. Nelson Rosa é mestre de coco de roda reconhecido como patrimônio vivo do estado de Alagoas. 

Sonora Brasil 

Em sua 18ª edição, apresenta os temas Sonoros Ofícios — Cantos de Trabalho e Violas Brasileiras, que serão desenvolvidos no biênio 2015-2016, com a participação de quatro grupos em cada tema. Em 2015, o primeiro tema circula pelos estados das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, enquanto o segundo segue pelos estados das regiões Sul e Sudeste. Em 2016, na 19ª edição, inverte-se a ordem das apresentações para que todos os grupos concluam o circuito nacional. 

O projeto Sonora Brasil busca despertar um olhar crítico sobre a produção e sobre os mecanismos de difusão da música no país, incentivando novas práticas e novos hábitos de apreciação musical, promovendo apresentações de caráter essencialmente acústico, que valorizam a autenticidade sonora das obras e de seus intérpretes.