Economia

Com alta do mercado de carros seminovos, saiba o que levar em consideração

Mercado de carros usados registrou um aumento dos preços de até 70,8% nos últimos dois anos

De acordo com uma pesquisa da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o mercado automobilístico registrou uma alta constante dos preços entre janeiro de 2020 e maio de 2022, tanto para veículos novos quanto para os seminovos. Enquanto os 0km tiveram um aumento de 68,6%, os seminovos com até três anos de uso aumentaram em 70,8%, enquanto os usados com mais tempo na estrada ficaram na casa dos 56,7%.

Por outro lado, a crise financeira e a alta de preços, tanto dos veículos quanto da gasolina, não diminuiu o interesse das pessoas pelos carros seminovos. Ainda que o mercado tenha esfriado um pouco no primeiro semestre, a procura por SUVs registrou um aumento de 22,9%, superando o interesse pelos modelos sedãs. Para o segundo semestre de 2022, as expectativas são mais otimistas, e espera-se que as vendas de seminovos comecem a subir, caso haja uma estabilização nas taxas cambiais. Com os preços dos 0km nas alturas, tudo indica que as vendas de usados vão atingir números recordes até o fim do ano.

Quem tem interesse em adquirir um veículo usado precisa ter alguns fatores em mente antes de fazer esse investimento, principalmente no cenário econômico atual, onde os preços estão mais altos. Primeiro, é sempre bom lembrar que o fato de o veículo estar em boas condições não é sinônimo de ser novo, então é importante buscar saber mais sobre o passado do automóvel. Histórico de roubo, busca e apreensão e problemas mecânicos são apenas alguns exemplos de adversidades que podem existir e causar dor de cabeça futuramente.

Se tratando de carros seminovos, outro ponto que não pode ser desconsiderado é o custo da manutenção. Antes de comprar, estude bem o automóvel e certifique-se que esteja em boas condições, pois, reforçando a dica anterior, o histórico do carro é determinante.

Procure averiguar a quilometragem e avalie bem o quão gastos estão os pneus, assim é possível ter uma ideia do quanto o veículo andou. Por fim, nunca deixe de fazer um bom teste drive previamente, a fim de sentir na prática se vale a pena investir naquele automóvel.