Com o atleta Joan Penaloza, do Sinpol (RR), a equipe B da seleção brasileira Sub-15 conquistou a sétima – e penúltima – colocação no revezamento 4×1.500m na travessia da Copa Pacífico, nesse sábado (6), em Salinas, no Equador.
O colombiano naturalizado brasileiro integrou a equipe também ao lado de atletas de 15 anos de idade: Pedro Aguiar, Manuela Almeida e Ruth Faria. O time completou a prova em 1h18minseg01.
Os donos da casa Danna Martinez, Juan Aguirre, Karen Coelho e Juan Alcávar ficaram com o ouro ao fechar a maratona aquática em 1h10min40seg. A equipe A do Brasil, composta por Leonardo Brandt, Ana Toledo, Yasmin Tomita e Cony Siniscalchi, ficou com a prata. O Chile, formado por Vicente Silva, Edhy Vargas, Martina Diaz e Francisca Bruce, levou o bronze com 1h15min03seg.
“Foi uma sensação incrível e de muito compromisso, eu gostei da prova, foi bem legal competir internacionalmente, mas com certeza poderia ter sido muito melhor, eu errei na chegada e o preço dessa bobeira foi perder o 1⁰ lugar. Eu já peguei muita experiência nesta competição, eu já sei que os erros que cometi na Copa Pacífico não posso cometer no Mundial de Seychelles”, disse Penaloza, que encerrou a participação em seu primeiro torneio internacional.
Na quarta-feira (3), Joan Penaloza foi vice-campeão da prova de cinco quilômetros para atletas de 14 e 15 anos com o tempo de 1h04min30seg.
O próximo desafio será no dia 13 de agosto, em uma travessia em um lago particular da zona rural de Boa Vista. Depois, tem o Mundial, em 16 de setembro, nas Ilhas Seychelles.
*Por João Paulo Oliveira