Mesmo com o calor intenso dos últimos dias, ainda deve chover 160 milímetros de chuva neste mês, conforme informou o meteorologista Ramón Alves, da Fundação Estadual de Recursos Hídricos (Femarh). Nos últimos dias, foram registradas temperaturas entre 31°C a 35°C, com sensação térmica de 38°.
A previsão é de 200 mm o acumulado mensal de chuva em agosto. Até o momento o acumulado é de 40 mm, informou Alves. “A referência histórica de precipitação anual em Boa Vista é de 1678,6mm de chuva. De janeiro a julho deste ano, o acumulado de precipitação foi de 1414,5 mm, com a maior precipitação no mês de Maio com 449,6mm, e a menor em janeiro com 3,2 mm”, informou.
Conforme o Boletim Hidroclimático, emitido nessa segunda-feira, 8, a previsão para os próximos dias em Boa Vista é de tempo claro a parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas com temperaturas estáveis variando entre 24°C e 34°C. Algumas áreas do Estado poderão ser atingidas com chuvas próximas de 9mm.
Período chuvoso de Roraima começa em abril e termina em setembro, onde os meses mais chuvosos são em maio, junho e julho. O período seco começa outubro e termina em março.
De acordo com Alves, o calor intenso se deve a falta de chuva e por o Estado não ter as quatro estações definidas. “Por não termos o verão, inverno, outono e primavera definidas. Logo, basta alguns dias sem chuva para temperatura castigar”, explicou.
QUEIMADAS
Ainda de acordo com o boletim, até o momento foram registrados cinco focos de queima, totalizando 644 no ano. Em agosto do ano passado, foram registrados 19 focos de um total anual de 989. A média do mês de julho é de seis focos e a média anual é de 2065.