Polícia

Operação Brasil Integrado monitora fronteiras do Estado e prende foragidos

Até o momento, cinco foragidos da Justiça foram recapturados nas ações da Operação Brasil Integrado, que aborda pessoas e veículos diuturnamente desde a meia-noite de quarta-feira, dia 5, em Boa Vista, na faixa de fronteira de Roraima e na divisa com o Amazonas. O efetivo aplicado nas primeiras 24 horas de operação envolveu 324 servidores das forças de Segurança Pública do Estado.

Nos primeiros dias, 1.568 pessoas foram abordadas em todo Estado, além de 562 veículos, entre caminhões, ônibus, carros e motocicletas vistoriados, gerando 22 autuações por infrações, 12 remoções de veículos e uma condução por embriaguez.

Nas abordagens, foramapreendidas três armas de fogo (um revólver calibre 38 e três espingardas calibre 20) e três pessoas foram conduzidas em flagrante por porte ilegal, mas tiveram direito ao pagamento de fiança e responderão pelo crime em liberdade. Dentre os flagranteados, um era menor de idade.

Entre os presos, em cumprimento ao mandado de prisão, está um suspeito do crime de pedofilia, James Andrade Santiago, de 48 anos, localizado na comunidade indígena do Boqueirão, Município de Alto Alegre. Por meio de denúncias via Conselho Tutelar, ele é acusado de abuso contra uma criança de 8 anos e de enviar cartas com aliciamento para outras crianças da localidade, conforme já divulgou a Folha, na edição de ontem.

Por violência doméstica, Orlanilson de Almeida, 27 anos, conhecido como Nilson, foi localizado no Distrito Industrial do Cantá. Ele possuía prisão decretada desde o dia 02 de março deste ano.

Viviane Cândida Dias, de 31 anos de idade, foi localizada pelas equipes da Operação Brasil Integrado no bairro Equatorial, em Boa Vista. Ela tinha prisão decretada desde 06 de maio pelos artigos penais 33 e 35 (tráfico de entorpecentes) e foi encaminhada para a Cadeia Pública Feminina, onde deverá ficar reclusa por nove anos e seis meses.

Outro mandado de prisão cumprido no Município de Cantá foi contra Izailton Lima Alves, conhecido como “Tela”, de 37 anos, que possuía prisão decretada por homicídio baseada nos artigos 141 e 14, desde 28 de abril deste ano.

Em Boa Vista, com mandado emitido desde 12 de maio por ação de execução de alimentos, Kleber David Pereira Campos foi conduzido por equipes da Polícia.

Em Pacaraima, Norte do Estado, na fronteira com a Venezuela, na fiscalização no posto da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz), foram apreendidos R$ 732,00, dois anéis de ouro e cerca de 750 mil bolívares. O envolvido na ocorrência foi conduzido para o posto da Polícia Federal. No Bonfim, a Leste, na fronteira com a Guiana, as equipes continuam as fiscalizações. Os dados ainda serão contabilizados.

OUTROS ESTADOS – A Operação Brasil Integrado, planejada pelo Ministério da Justiça, está ocorrendo simultaneamente em 11 estados do Brasil que fazem fronteira com outros países. A ação policial faz parte da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron), que é uma ação criada pelo Governo Federal para integrar, fortalecer e equipar os municípios que fazem fronteira e reforçar a segurança pública nessas áreas.

Em Roraima, para o enfrentamento à ocorrência de ilícitos em todo o Estado, a operação reúne o trabalho das forças de autoridade e fiscalização que atuam no Estado, sendo coordenada pela Sesp (Secretaria Estadual de Segurança Pública).

Participam conjuntamente dos trabalhos com as equipes da Sesp a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros, além das forças federais compostas pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Exército Brasileiro.

As equipes fiscalizadoras são compostas por servidores do Ministério da Agricultura, Receita Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), além do Conselho Tutelar, Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), Fundação Estadual de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Femarh), Vigilância Sanitária Estadual (Visa),  Divisão de Captura (Dicap) e Departamento Estadual de Trânsito (Detran).