Cotidiano

Alunos da UFRR desenvolvem aplicativos que visam facilitar o acesso à informação

Duas multinacionais do mercado de dispositivos móveis estão investindo em projetos desenvolvidos na Universidade Federal de Roraima

Alunos e professores da Universidade Federal de Roraima (UFRR) trabalham no desenvolvimento de aplicativos para celular. O objetivo é melhorar a qualidade de vida da população, além da própria comunidade acadêmica. Com início em 2014, existem dois projetos de pesquisa voltados a inovações tecnológicas na instituição e financiados por multinacionais do setor de comunicação.

Para obter parcerias, em 2014, representantes da UFRR visitaram o Instituto Nokia, em Manaus (AM). Segundo o professor Luciano Ferreira Silva, o projeto Nokia destinou R$ 3 milhões para financiar as ações. A parceria trouxe a implantação de disciplinas, cursos e bolsas de estudo aos alunos e professores envolvidos, além de cinco laboratórios com equipamentos, como notebooks, tablets, videogames e smartphones para o desenvolvimento de inovações tecnológicas.

O resultado da implantação do projeto veio com a criação de aplicativos como o “Busão BV”, do acadêmico Diego Ferreira, bolsista do projeto. Destinado aos usuários de ônibus em Boa Vista, o programa informa os horários de circulação das linhas de ônibus da cidade. Em aproximadamente um ano, o aplicativo possui mais de 10 mil downloads.

Outro projeto de pesquisa e desenvolvimento é o “Promobile”, financiado pela empresa Samsung, que busca não só a criação de aplicativos, mas a formação profissional de acadêmicos para o mercado de trabalho. O trabalho exige conhecimento técnico e teórico.

O curso de Ciência da Computação ofereceu disciplinas específicas sobre o assunto. Somente os alunos com mais destaque foram selecionados para serem bolsistas do programa. Eles participam de eventos como ministrantes de cursos e workshops, que também contam com palestrantes e profissionais de ponta da área, tudo por meio do financiamento da empresa patrocinadora.

O bolsista do projeto Promobile, André Luiz, de 20 anos, afirma ter desenvolvido um aplicativo durante disciplina da UFRR para o gerenciamento das disciplinas, horário de aula e notas. “Além desses, desenvolvi projetos para ajudar a sociedade. São aplicativos relacionados às compras, preços dos produtos, localização dos supermercados. Outro em desenvolvimento é o localizar blocos da instituição por meio de GPS”, comentou.

Professora de Ciência da Computação da UFRR, Delfa Mercedes disse que existem mais de dez aplicativos criados a partir destes programas de pesquisa. “Todos estão disponíveis para download na PlayStore dos dispositivos móveis, como o “BiblioUFRR”, que permite ao interessado acessar o acervo da biblioteca, saber o código de cada livro para facilitar a localização, assim como é possível observar os comentários a respeito do app. “O importante é desenvolver esses projetos para que facilite o acesso a serviços básicos da população”, frisou. (B.B)