A entidade sem fins lucrativos Legião da Boa Vontade (LBV) vai promover nos próximos dias 30 e 31, às 19h30 (de Brasília), o 27º Congresso Internacional de Assistência Social. O evento online é gratuito, mas quem desejar receber o certificado de participação, terá que pagar taxa de R$ 19,90. Os interessados podem ser inscrever pelo link https://www.lbv.org/congressosocial.
Com o tema “As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”, o congresso é voltado a profissionais das áreas da Assistência Social e dos Direitos Humanos, a representantes da sociedade civil e de movimentos sociais, à comunidade acadêmica e outros interessados.
A ideia da programação é contribuir para a ampliação do conhecimento sobre a Política Nacional de Assistência Social, a gestão e a execução de serviços e programas voltados ao público em situação de vulnerabilidade ou risco social no Brasil e a proteção social no mundo, apresentando o diferencial da LBV e de sua atuação socioassistencial, realizada sob os pilares do ecumenismo, isto é, o respeito irrestrito a todas as criaturas.
A palestra inaugural, no dia 30, será ministrada pela secretária nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania, Maria Yvelônia dos Santos Araújo Barbosa, graduada em Serviço Social e mestre em Ciências Sociais, que falará sobre “As Organizações da Sociedade Civil de Assistência Social e a efetivação dos direitos socioassistenciais”.
Posteriormente, irão palestrar os seguintes especialistas:
- Rossana Costa França, graduada em Serviço Social, pós-graduada em Gestão de Projetos e Programas Sociais e atualmente assessora-técnica social da LBV. Ela falará sobre o tema “Contribuições das entidades privadas no fortalecimento da rede socioassistencial”;
- Célio Vanderlei Morais, mestre em Sociologia Política, educador do Instituto Paulo Freire e em projetos nacionais da Paulus, integrante da equipe da Práticas Assessoria e membro curador do Portal Social Soluções. Ele tratará sobre a temática “Integração entre as ofertas diretas e indiretas do SUAS”.
No dia 31, Renato Francisco dos Santos Paula, graduado e doutor em Serviço Social, professor do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor de livros e artigos na área da política social, trará sua contribuição acerca do tema “Intersetorialidade na Assistência Social, um instrumento de efetivação da Proteção Social”.
O primeiro painel tem como tema “Articulação em rede pela garantia de direitos socioassistenciais” e será conduzido pelos painelistas:
- Kléber Maricato, graduado em Ciências Contábeis, licenciado pelo CRC-PR (Conselho Regional de Contabilidade), pós-graduando em Gestão do Sistema Único de Assistência Social e atualmente gestor administrativo da LBV em Londrina (PR);
- Idália Pereira, graduada em Serviço Social, pós-graduada em Trabalho Social com Famílias e supervisora regional na Legião da Boa Vontade.
O segundo painel, cujo tema focalizará as “Organizações sociais e os processos de trabalho em rede”, será ministrado por representantes da LBV de Portugal e da LBV da Bolívia.