Pela quarta vez o Centro de Educação Integrada Colmeia (CEI) tira o primeiro lugar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na classificação geral entre as escolas públicas e privadas do Estado de Roraima. Na região Norte ela ocupa a 20ª posição e no Brasil fica na colocação 1.078.
Das cinco áreas cobradas no Exame: linguagens, redação, matemática, humanas e natureza a escola ficou em primeiro lugar em quatro delas. Essa colocação é fruto de uma metodologia que vem se ajustando a cada ano, para implementar as mudanças implantadas pelo INEP no decorrer do processo.
ENEM 2013/2014 – COMPARAÇÃO DE NOTAS
Segundo a Diretora Pedagógica do CEI Colmeia, Susanmara Valle, no decorrer dos anos houve um monitoramento do que era necessário para um melhor desempenho nas provas do Enem e vestibular. “Fomos testando o que poderia da certo para melhorar o rendimento no ensino e consequentemente obtermos resultados satisfatórios na aprendizagem”, ressaltou.
Esse resultado é fruto de mudanças na grade curricular, nas palestras motivacionais, na metodológica aplicada pelos os professores, nos planos de avaliação e principalmente no material piloto do “Positivo” intitulado Enem Express. “Nós não estamos buscando a primeira posição, mas sim voltar o foco para o Enem e os vestibulares. Porque daqui a pouco o Exame vai ser a única porta de entrada para as faculdades”, afirmou Susanmara.
Os alunos do terceiro ano tem horário integral e a preparação inicia na 1ª série do ensino médio e segue até a 3ª série, quando os alunos vão realmente serem testados com a prova do Enem. “No decorrer do ano eles fazem revisões, quatro simulados para UFRR e dois para o Enem, o volume de estudo é muito grande, três tardes desse ensino são direcionadas para o Enem”, disse a Diretora.
O envolvimento dos pais é primordial para que esse sucesso seja alcançado, a resolução de questões é massiva, em média são de 100 a 120 por dia, isso engloba todas as disciplinas estudadas. “Nós envolvemos os alunos no sistema de avaliação do Centro Educacional e com isso eles sinalizam muitas coisas para as mudanças que são necessárias no aprendizado”, pontuou Susanmara.
A turma de 2014 estudou os dois horários no ano inteiro. O resultado se refletiu não só na primeira posição em relação às outras escolas, mas também na colocação pelo SISU, nos cursos da UFRR, garantindo a vaga dos alunos em cursos concorridos como Engenharia, Medicina Veterinária e outros.
HISTÓRICO
Em 2015 a Escola Colmeia comemora 33 anos de serviços educacionais e culturais. Foi fundada em 14 de janeiro de 1982, na cidade de Boa Vista, no então, Território Federal de Roraima tendo seu registro comercial denominado de Escola Colmeia Ltda. Começou suas atividades com a Pré-Escola sendo as demais modalidades implantadas gradativamente: 1º grau – hoje Ensino Fundamental seguido do 2º grau hoje denominado de Ensino Médio. Em 2007 criou-se o Ensino Profissionalizantes com o Curso “Técnico de Administração de Redes” e nesse mesmo ano a instituição passa a denominar-se de “Centro de Educação Integrada Colmeia”.
Durante toda a sua trajetória de vida foi, paulatinamente, se adaptando às novas realidades culturais e tecnológicas e ainda em 1982 prevendo o avanço tecnológico da informática, informatiza todos os serviços administrativos tornando-se a primeira escola a utilizar esta ferramenta nas diversas atividades e tarefas executadas por uma escola no Estado de Roraima.
O C.E.I. Colmeia tem se caracterizado nestes 33 anos pelo uso de uma pedagogia moderna quebrando barreiras e inovando metodologias, este sempre foi o objetivo ao fundar a escola: ter uma influência positiva na cidade e formar cidadãos autênticos, oferecendo um ensino de qualidade. Para implementar as mudanças se conveniou ao Sistema Positivo de Ensino (SPE) que tem sido um grande parceiro nas ações pedagógicas e tem contribuído com êxito em todo o processo educacional.
A continuidade da obra educativa do C.E.I. Colmeia está ligada a existência de seus fundadores e seus filhos, professores e demais colaboradores que têm o compromisso de manter o atual “Centro” dentro dos princípios que o criaram, seguindo à providência divina, que não deixou de estar presente no trabalho, na confiança e colaboração de pais, alunos e professores.