O kit primeiros socorros deve possuir o material necessário para serem funcionais na hora de pequenos acidentes e sintomas dos pequenos. Mais quais são os materiais e medicamentos que não podem faltar na caixinha?
De acordo com a pediatra Ana Carolina Brito, a caixinha de primeiros socorros é essencial quando acontece algum pequeno incidente, especialmente se viajam ou estão a passar férias longe de casa com bebés e crianças.
Além dos ferimentos corriqueiros que acometem as crianças durante brincadeiras. Há sempre a possibilidade de apresentar uma mudança de temperatura.
Nesses casos, os pais e responsáveis devem ter sempre um kit preparado para pequenas ocorrências em casa.
“O sistema imunológico das crianças, diferente dos adultos, está em formação e é mais frágil e por esse motivo a chance de adoecer é maior quando em contato com variações de temperatura, agentes biológicos como vírus e fungos e em viagens, diante da possibilidade de exposição à esses agentes se torna maior à chance de adoecimentos principalmente entre as crianças” explicou a médica.
A médica Ana Carolina Brito ensina a organizar um kit de primeiro socorros para crianças (Foto: Arquivo pessoal)
Embora existam à venda no mercado kits já prontos, pode preparar o seu em casa e incluir todos os produtos indispensáveis.
“Uma das providências que os pais devem tomar durante o planejamento das viagens com as crianças é levar consigo itens que podem ajudar diante de adoecimentos em períodos de viagem como termômetro, álcool gel, soro fisiológico para lavagem nasal, curativos, antisséptico tópico para higiene de ferimentos e o antitérmico de uso rotineiro da criança” reforçou.
Como montar um kit de primeiros socorros?
Antes de mais, é imprescindível que arranje uma mala ou caixa resistente, de preferência à prova de água e de pó, para garantir que os medicamentos e produtos lá guardados estão devidamente protegidos e não perdem as suas propriedades.
Medicamentos:
Analgésicos;
Anti-inflamatório oral;
Antissético;
Anti-histamínico oral;
Pomada anti-histamínica (para picadas de insetos ou queimaduras solares, por exemplo);
Pomada desinfetante;
Pomada analgésica;
Pomada cicatrizante;
Pomada para queimaduras;
Materiais:
Compressas esterilizadas e compressas de gaze (para limpar a zona afetada);
Pensos rápidos de diferentes tamanhos;
Fita adesiva;
Solução antissética (como água oxigenada ou álcool);
Soro fisiológico;
Luvas descartáveis;
Solução para desinfetar as mãos (que deve SEMPRE ser utilizada antes e depois de qualquer tratamento);
Sacos para guardar o material usado e o lixo.