Saúde e Bem-estar

Sons da natureza ajudam a relaxar a mente

Estímulos sonoros melhoram a respiração e diminuem a pressão sanguínea

Pode ser a chuva batendo na janela ou o vento balançando as folhas de uma árvore. Os sons da natureza são essenciais na hora de relaxar a mente. 

Para a instrutora de Yoga e facilitadora de meditação Levine Carvalho esses barulhos são fundamentais na hora de uma meditação. “As melhores músicas são as calmas, instrumentais, que levam a um estado de maior concentração e relaxamento” completa. Segundo ela, as ondas sonoras muito agradáveis ao nosso cérebro.

“Ouvir pássaros, sons do mar, fluxo de uma correnteza, cachoeira, chuva, fogueira, etc promove relaxamento e maior foco. Principalmente para quem está começando essa jornada de autoconhecimento” completa.

Ouvir instrumentos musicais também ajuda bastante também.” Os sons da natureza atuam na redução de estresse, preparação para um estado mais rápido de concentração, mudança no ritmo cardíaco e respiratório. Para isso o ideal é você estar em um lugar tranquilo e sentado em uma posição confortável, pode ser numa almofada. Busque o estilo de música que maior lhe agrada também, não adianta colocar um som que não desperte em você sensações de bem estar. Sinos e tigelas tibetanas também são muito utilizadas por pessoas que buscam uma maior concentração, conexão consigo mesma ou que sejam entrar em estados mais profundos” reforça.

Facilitadora de meditação Levine Carvalho dá dicas de como meditar e relaxar (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Estudo

A ciência também comprova que esses estímulos sonoros são, de fato, relaxantes e renovadores. Um estudo realizado pela revista britânica Scientific Reports monitorou a atividade no cérebro, batimentos cardíacos e experiências comportamentais de 17 adultos e descobriu que a exposição a esses tipos de som altera certas conexões da massa cinzenta, reduzindo o stress.

Durante o estudo, sistemas de envolvimento involuntário eram analisados, como respiração, pressão sanguínea, temperatura corporal, metabolismo. O resultado concluiu que os sons estavam diretamente ligados ao relaxamento.

Contato com a natureza é uma forma de relaxar a mente (Foto: Arquivo pessoal)

Dicas de como relaxar:

“Reserve um momento do seu dia para colocar em prática a meditação e o relaxamento, nem que seja por cinco minutos. Colocar um som de mantras ou som da natureza ou até mesmo o som dos passarinhos ao acordar, deixa entrar a luz do sol ou se for à noite coloque uma vela aromatizante ou utilize a cromoterapia luzes de cores suaves para melhor concentração. Pode acender um incenso ou aromatizador no ambiente que ajuda a relaxar, acalmar e centrar. Sente em posição confortável com a coluna ereta em um tapete, almofada, cadeira, como preferir” incentiva a instrutora.

Claro, é sempre melhor estar presente nesses momentos reais, mas há também formas de relaxar ouvindo esses sons em aplicativos de música e no youtube. existem diversas opções para quem quer dar o play em uma sequência de sons que emitem o barulho da chuva, de ondas do mar, de um riacho e até de trovões.