Com o início da campanha eleitoral, os candidatos, os partidos e o processo eleitoral em si ganham destaque nas discussões públicas, nas conversas entre amigos e na sociedade como um todo.
A maioria dos eleitores entende que as fake news divulgadas em aplicativos e redes sociais podem influenciar no resultado da eleição.
Confira as principais dicas de como checar se uma mensagem que você recebeu sobre eleições é #FAKE ou não:
Leia a mensagem inteira;
Faça uma busca;
Verifique redes sociais e confira prints de mensagens;
Verifique as fontes;
Leia a mensagem inteira
A primeira dica é básica e pode parecer óbvia, mas não é: leia a mensagem inteira. Ao fazer esta leitura, verifique se a mensagem tem algumas características bastante usadas em fake news, como frases exageradas e apelativas; Informações sem sentido e vagas; Muitos erros de português; Uso de humor e ironias;Atenção à data.
Faça uma busca
Se você ainda ficou com dúvidas se o conteúdo é verdadeiro faça uma busca rápida sobre aquele assunto. Se a notícia não apareceu em nenhuma mídia oficial, então provavelmente ela não existiu. Se ninguém fala sobre o assunto é porque é mentira.
Verifique redes sociais e confira prints de mensagens
Além disso, se você receber uma mensagem sobre alguma notícia apelativa envolvendo um candidato ou um partido, uma dica é procurar os perfis oficiais deles nas redes sociais para checar se tem alguma informação ou algum pronunciamento sobre aquela suposta notícia.
Verifique as fontes
Além de verificar redes sociais, especialistas também dizem que é importante verificar as fontes de uma forma geral. A busca deve ser feita de acordo com o teor da mensagem
Depois que você seguiu os passos anteriores e chegou à conclusão de que a mensagem é falsa, ajude a combater a informação: espalhe em seus grupos de amigos e familiares e em suas redes sociais que aquele conteúdo é #FAKE.