Uma das 747 famílias beneficiadas pelo programa Minha Casa Minha Vida, entregues ontem pela presidente Dilma Rousseff em visita a Boa Vista, é a de Janysmara Alves Ferreira. Ela recebeu uma das 547 dos conjuntos habitacionais Pérola VI e VII, no bairro Airton Rocha, na zona Oeste.
Ela tem 34 anos, casada, mãe de três filhos – Lucas, Eduardo e Kevin, de 14, 12 e 5 anos, respectivamente – e está grávida de três meses do quarto filho. A família de cinco integrantes morava em dois cômodos com parede sem reboco de uma casa cedida. “Era um banheiro para quase 20 pessoas da casa. O sonho dos meus filhos era ter um banheiro só nosso dentro de casa”, disse em entrevista à Folha.
Janysmara sofreu um acidente recentemente, por isso não pode continuar a fazer faxinas para ajudar o marido, que é autônomo, com as despesas da casa. “Não tínhamos nem condições de pagar o aluguel, quanto mais de juntar um dinheiro para construir uma casa. Mal dava pra comprar comida”, disse.
Sem condições de arcar com as despesas para construir uma casa, Janysmara se inscreveu em 2009 no programa Minha Casa Minha Vida. “Eu já tinha tentado juntar dinheiro para comprar essa casa, mas nunca conseguiu. Menino adoece, tem que comprar comida e o dinheiro vai embora. Então, eu vivia na expectativa de ganhar essa casa”, disse a dona de casa, que recebeu ontem as chaves da nova residência.
Ela ainda está esperando a empresa de energia ligar a luz elétrica para fazer a mudança. “Agradeço a Deus e a todas as pessoas que estiveram empenhadas e que contribuíram para que o nosso sonho pudesse ser realizado. Não tenho palavras para descrever esse momento de felicidade”, comentou. (V.V)