A TV Assembleia entra no ar com uma programação bastante diversificada voltada para o povo, que poderá acompanhar ao vivo todas as sessões realizadas em plenário, além dos programas o jornal Assembleia Informa, o programa de entrevistas Em Pauta, Sessão Agora e o Informe Procon.
A proposta deste novo canal de comunicação, de acordo com o presidente da Assembleia, deputado Jalser Renier (PSDC), é aproximar a população do trabalho desenvolvido pelo Poder Legislativo, uma vez que será possível acompanhar as sessões ao vivo, entrevistas e programas com temas de interesse da população roraimense. “O cotidiano da sociedade, as demandas de saúde, segurança, educação e cultura, serão foco de matérias, documentários e entrevistas veiculadas pelo Canal 57.2”, disse o parlamentar.
O Assembleia Informa será um jornal informativo, com reportagens que transmitem à população todas as informações do que acontecem dentro da Assembleia, em sessões plenárias, ordinárias e extraordinárias, bem como reuniões de comissões permanentes e externas. O programa terá o formato de um jornal com apresentação formal, gravado em estúdio.
Já o Em Pauta, será um programa de entrevistas que abordará temas da atualidade, mostrando de forma simples o cotidiano do roraimense com foco na política. O programa terá o formato de talk show com um jornal interativo, mesclando uma apresentação formal (chamando reportagens para puxar o tema) com uma informal (na parte das entrevistas e quadros interativos). Dependendo do assunto, o número de entrevistados pode variar por programa.
A proposta do Sessão Agora é exibir, ao vivo, as sessões plenárias que ocorrem todas as terças, quartas e quintas-feiras, com destaque para os principais projetos e discussões do momento, para que o telespectador possa estar mais perto do Poder Legislativo por meio da TV Assembleia.
O Informe Procon tem por objetivo levar informação ao telespectador sobre os serviços oferecidos pelo Procon Assembleia, assim como os direitos e os deveres do consumidor, de acordo com as leis do Código de Defesa do Consumidor. Será um programa curto com informações objetivas, com duração máxima de cinco minutos.
Na grade de programação da TV Assembleia será possível ainda acompanhar os trabalhos do Congresso Nacional, por meio da veiculação de conteúdo cedido pelo Senado Federal e Câmara dos Deputados. Atualmente, 13 profissionais atuam diretamente no projeto, entre jornalistas, repórteres-cinematográficos e técnicos.
ESTRUTURA – O jornalista Romano dos Anjos, coordenador da TV Assembleia, explicou que todo o parque da TV ALE está dentro do prédio da Assembleia, porém, a transmissão é feita na torre da Embratel, o que possibilita que o sinal chegue o mais distante possível. “Temos um transmissor com dois quilos de potência, o equivalente a seis da TV analógica, três vezes mais potentes que os transmissores utilizados em outros veículos da Capital”.
As imagens são transmitidas pelo link da Assembleia, direto da Embratel e, inicialmente, vão ao ar para os municípios de Boa Vista, Mucajaí, Cantá, Alto Alegre, parte de Bonfim – fronteira com a Guiana – e zona rural da capital. A intenção da Assembleia Legislativa é expandir o sinal a todos os municípios roraimenses.
Através do 57.2, TV Assembleia, é possível acompanhar o que acontece no legislativo estadual. Além disso, órgãos como Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Universidade Federal de Roraima (UFRR), Tribunal de Contas do Estado (TCERR), Ministério Público de Roraima (MPRR) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE) terão espaço para divulgar ações e sessões.