Roraima tem 6 candidatos com mais de 75 anos

Dos candidatos com mais de 75 anos, três são mulheres e três são homens

Roraima tem somente seis candidatos com mais de 75 anos registrados para a disputa das eleições deste ano. Todos disputam cargos de deputados estaduais e federais, e nenhum deles está no exercício do cargo. São 2 mulheres com mais de 80 anos e três homens e 1 mulher de 75 a 79 anos.

A ex-vereadora Lurdinha Pinheiro (PL) é a candidata mais velha na disputa deste ano, de acordo com os dados da Justiça Eleitoral. Candidata ao cargo de deputada federal pelo PL, Maria de Lourdes Pinheiro tem 82 anos de idade e por 30 anos esteve na Câmara Municipal de Boa Vista. Dos mandatos, cinco foram como presidente da Câmara. Esta também é a quinta eleição que ela disputa.

A segunda da lista, também com 82 anos, é a dona de casa Irondina Goncalves Mertins, que disputa pela segunda vez uma eleição em Roraima. Ela é candidata a deputada estadual pelo PTB e em 2008 também foi candidata a vereadora no município de Rorainópolis pelo PR.

Em terceiro lugar outra mulher, a artista plástica Petita Brasil de 77 anos, que concorre a deputada federal pelo Pros. É a primeira vez que ela concorre a uma eleição.

O ex-presidente da Caer José Evandro Moreira de 76 anos concorre a sua terceira eleição. Em 2014 foi candidato a deputado estadual pelo PP, em 2018 concorreu como Vice-governador pelo PTB.

Também com 75 anos, o comerciante Jesus Sechi tem 75 anos e concorre a deputado estadual pelo Podemos. Essa é sua segunda disputa eleitoral. Em 2020 ele concorreu ao cargo de vereador pelo Podemos de Rorainópolis.

Três meses mais novo, José Silva Rodrigues também tem 75 anos e concorre ao cargo de deputado estadual pelo Patriotas. Essa é sua quinta disputa no pleito eleitoral. Já concorreu em 2006 a deputado federal pelo PRTB, em 2010 teve seu registro negado antes da eleição onde concorreria a deputado estadual. Em 2016 concorreu a vereador pelo PRP e em 2018 a Deputado Federal pelo PR.

Estatísticas

De acordo com a Justiça Eleitoral, os candidatos com mais de 80 anos representam 0,33% do total de candidatos, um pouco menor que o percentual dos candidatos na faixa entre os 75 e 79 anos.

No país, somente 99 candidatos têm mais de 80 anos de idade, sendo que quatro postulantes aos cargos eletivos têm mais de 90 anos. 

O mais velho na disputa é Cutrim, do PRTB do Rio de Janeiro. Com 95 anos de idade, ele tenta o cargo de deputado federal, assim como Pereira Sanches (PSC/MG), de 90 anos, e Dr. Coimbra (Avante/SP), de 92 anos. Alberto Schlatter (Podemos/MS), de 90 anos, é candidato a vice-governador.