Cotidiano

MPRR recomenda que Estado providencie manutenção da estrutura do  HGR 

A Sesau informou por meio de nota que a manutenção predial da área edificada do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento é realizada semanalmente

O Ministério Público do Estado de Roraima (MPRR) expediu nesta terça-feira, 23 de agosto, Recomendação à Secretária de Saúde, Cecília Lorenzon, para que realize a manutenção mensal da cobertura dos blocos do Hospital e Pronto Atendimento, além da limpeza das calhas e troca de eventuais telhas e construções danificadas.

A recomendação foi motivada por problemas estruturais apresentados no Pronto Socorro Airton Rocha e no  Grande Trauma do Hospital Geral de Roraima – HGR, devido às fortes chuvas da última semana.

A Recomendação foi expedida pela Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, após a divulgação de imagens que mostram os locais alagados. De acordo com o documento assinado pelo Promotor de Justiça Igor Naves, uma parte do forro do hospital caiu no último dia 18 de maio, e atingiu um idoso de 84 anos que estava em leito no Grande Trauma.

Ainda conforme a Recomendação, uma fiscalização realizada no HGR pelo Departamento de Engenharia de Obras da SEINF, constatou a existência de telhas amassadas e algumas calhas entupidas, o que pode ter resultado no acúmulo de água e queda do forro.

“É essencial que se mantenha a estrutura do Hospital Geral apta para receber os pacientes e mantê-los fora de qualquer risco. A saúde é direito de todos e dever do Estado que deve ser garantido por meio de políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos, além do acesso aos serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde da população”, destacou o Promotor de Justiça Igor Naves.

A Secretária de Estado deverá encaminhar à Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde, no prazo de 30 dias, informações sobre as providências adotadas para o atendimento da Recomendação.

OUTRO LADO

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Secretaria de Saúde informa que ainda não foi notificada oficialmente pelo Ministério Público de Roraima acerca da referida recomendação. Contudo, esclarece que a manutenção predial da área edificada do Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento é realizada semanalmente. 

De acordo com o Departamento de Engenharia da Sesau, o HGR possui 23 mil metros quadrados, dispondo de estrutura de cobertura, forros, esquadrias, instalações de gases, instalações elétricas, dutos de climatização, instalações hidrossanitárias e impermeabilização.

E ainda, problemas identificados na unidade nos últimos dias foram pontuais nas canaletas de drenagem interna do prédio, sendo corrigidos de imediato pela equipe de manutenção. Os sinistros não afetaram a prestação de serviços aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde).

A Sesau reforça ainda que tem prestado todos os esclarecimentos aos órgãos de fiscalização e controle do Estado, uma vez que é de interesse da pasta oferecer maior conforto ao paciente e dar a transparência das ações que são realizadas pela atual gestão.