Os irmãos roraimenses Lethycia Carvalho e Fernando Halyson Brabo, atletas da academia Zenith Zenith North Team Leal fecharam com medalhas no Sul-Americano Kids, no último final de semana, nos dias 20 e 21 de agosto, na Arena Cel Wenceslau Malta, no Parque Olímpico da Vila Militar Deodoro, no Rio de Janeiro. Ela trouxe ouro e ele ficou com a prata.
Os dois irmãos são filhos do faixa preta de jiu-jítsu e professor Milson Leal, se criaram no Jardim Floresta e nasceram em Boa Vista. A pequena Lethycia Carvalho Leal de apenas nove anos cursa o 3° ano do ensino fundamental, na escola Maria Tereza Marciel. E Fernando Halyson cursa o 8° ano do ensino fundamental, na escola militar Maria Eunice Brandão da Silveira.
Na fase classificatória, o roraimense Fernando Halyson Brabo superou o carioca Matteus da Fonseca Cevidanes da GF Team, do Rio de Janeiro.
Na semifinal destruiu o candango Luciano Lima Sales Filho, da Club Pina Brazilian Jiu-jítsu. Na final, contra o carioca Júlio César Carvalho Silva, da GT/ISTT do Rio de Janeiro.
A final foi decidida pela unanimidade da arbitragem, que apontou o rival como vencedor. Decisão criticada pelo pai de Fernando, o faixa preta Milson Leal duramente se manifestou sobre o resultado.
A decisão da arbitragem ficou com “estigma” de perseguição, naquelas alturas, Roraima vinha somando várias medalhas de ouro no Sul-Americano Kids.
“A final foi totalmente contraditória. Meu filho não perdeu. Tomaram a luta dele, fico indignado com com esse resultado.Foi um erro de arbitragem ou roubo mesmo, quero deixar claro nosso repúdio para CBJJ, uma arbitragem safada. Não sei o nome do árbitro e não consigo acessar essa informação. Sem preparo e mal caráter”, disse Milson Leal.
Por João Paulo Oliveira