Cultura

“Warakan: da terra ao prato” está disponível para o público

Documentário roraimense pode ser assistido até o dia 10 de setembro

O documentário “Warakan: da terra ao prato”, filme que explora os sabores tradicionais e recentes do estado de Roraima está disponível para o público gratuitamente por meio do YouTube. Os interessados poderão assistir a obra até o dia 10 de setembro. 

O filme tem 45 minutos de projeção e foi dirigido por Farley Santos, com assistência de Gabriely Damasceno. A direção de fotografia é de Júnior Max, e o argumento da obra é de João Paulo Pires.

O nome “Warakan” é de origem Wapichana e significa “cozinhar”. A narrativa da obra documental tem como fio condutor a gastronomia do extremo norte do Brasil desde um contexto regional amazônico e sob uma perspectiva histórica e cultural sobre como o roraimense se alimenta.

Para o projeto, foram consultados e entrevistados conhecedores da sabedoria popular local envolvidos direta ou indiretamente com a culinária regional, cozinheiros, chefs de cozinha e donos de restaurantes, além de memorialistas, pesquisadores e acadêmicos, com enfoque na matéria-prima (a comida), nos temperos e nas pessoas que fazem parte do processo gastronômico em Roraima.

O documentário tem direção de Farley Santos (Foto: Divulgação)

O diretor Farley Santos explica que Warakan resgata uma parte do registro de como era a relação dos roraimenses com a comida com os povos nativos da região, passando pelas influências dos primeiros colonizadores até os sabores da atualidade, que chegaram de diferentes estados brasileiros e até de outros países.

“Quisemos trazer um pouco desses elementos e mostrar alguns aspectos que moldaram e ainda moldam um pouco a forma que nos alimentamos. Dividimos em três eixos: o primeiro foca na alimentação regional, o segundo nas influências de outros estados e a parte final na nossa relação com as comidas de outros países”, diz.

Assista ao filme pelo link: