Cotidiano

Roubo de cabos foi a causa da falta de internet em Roraima

Problemas com a internet são comuns para os roraimenses

Já foi divulgada uma causa para as dificuldades que os usuários e clientes de operadores de distribuição de internet tiveram com os serviços ofertados durante essa semana em Roraima.

Segundo informações de um relatório técnico, houve uma ruptura no cabeamento de fibra óptica no chamado do ‘linhão de Tucuruí’ (principal ligação que conecta Tucuruí-Macapá-Manaus).

De acordo com SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente) da operadora TIM, a interrupção na distribuição de internet aos clientes se deve a um ‘furto de cabeamento’ de fibra ótica. 

Com a instabilidade, sistemas bancários foram afetados e lojas comerciais deixaram de efetuar operações com cartões de crédito, débito e por PIX. Além disso, o serviço de ligação telefônica também enfrentou falhas na conexão.

Fatores para o rompimento

Além do furto de fios, conheça outros fatores que fazem a fibra ótica romper:

1)  Acidentes envolvendo queda e danificação de postes
Os cabos de fibra óptica são alocados nos postes elétricos, então caso algum poste sofra dano como quebra ou queda por completo, a sua conexão poderá ser afetada.

2) Caminhões acima do limite de altura
É possível um caminhão enroscar na rede aérea presa em um poste, ainda mais se ele não respeitar a altura máxima permitida para as carrocerias dos caminhões.

3) Intempéries (ventos, chuva, ciclone) e incêndio
Os cabos de fibra óptica são mais resistentes do que os cabos elétricos comuns, mas vento, chuva, ciclone, incêndios fortes costumam afetar os cabos ópticos, rompendo-os e interrompendo a conexão. 

4) Pipas com linhas de cerol
Um dos principais motivos das ocorrências de rompimento de fibra óptica é por conta do uso de linha chilena ou cerol em pipas. 

5) Por incrível que pareça, roedores
Sim! Os roedores possuem dentes ferozes e também podem interromper o sinal da sua conexão.