Saúde e Bem-estar

Dentista explica importância da saúde bucal na troca dos dentes de leite

O ideal é que as crianças iniciem os acompanhamentos com especialistas a partir dos 3 anos de idade

O cuidado com a saúde bucal deve ser iniciado desde os primeiros meses de vida, principalmente, na troca dos dentes de leite, que darão lugar aos dentes permanentes.

O cirurgião dentista Daniel Abouharb explicou sobre os cuidados e a importância da saúde bucal na troca dos dentes de leite, que apesar de serem temporários, exercem papel fundamental no desenvolvimento bucal da criança. Segundo ele, o ideal é que as crianças iniciem acompanhamentos com o dentista a partir dos 3 anos de idade.

“Os dentes decíduos devem receber os mesmos cuidados que os dentes permanentes para que completem seu ciclo com saúde e sem dor. Esses são menores e mais brancos que os dentes permanentes, por isso recebem a denominação “dente de leite”. Eles são compatíveis com a estrutura e tamanho da criança”, explicou. 


Cirurgião dentista Daniel Abouharb durante entrevista à Folha (Foto: Nilzete Franco/Folha BV) 

Além da escovação, é importante a aplicação de flúor quando for ao dentista, e uso do fio dental. “Os cuidados com os dentes de leite tem que ser maior porque se ele estiver muito cariado pode afetar os dentes permanentes, pois é um período muito importante para o desenvolvimento dentário Mesmo que a criança seja um pouco impaciente é necessário fazer todos esses cuidados para evitar problemas futuros”, disse.

Segundo ele, o ideal é que as crianças iniciem acompanhamentos com o dentista a partir dos 3 anos de idade e a cada seis meses. “É importante que a criança inicie os acompanhamentos ao dentista desde cedo para ir perdendo o medo. Por mais que não vá fazer nada no primeiro atendimento, mas é importante que a criança vá ao consultório para ir perdendo o medo. É feito um preparo psicológico para ela receber o atendimento”, destacou Daniel.

Entre os pacientes que iniciaram a troca dos dentes de leite, está o influenciador digital, Kaynan Andrade, conhecido como Meia Trocada, de 7 anos, que foi levado ao dentista pelos pais. Apesar do medo, Kaynan disse que era importante ir ao especialista para cuidar dos dentes e ter um sorriso mais bonito.

“Tem que cuidar dos dentes, fazer a escovação certinha e sempre está indo ao dentista para ter o sorriso bonito e saudável”, disse Meia Trocada.  


Meia Trocada durante consulta ao dentista (Foto: Nilzete Franco/Folha BV) 

Funções dos Dentes Decíduos

Entre as diversas funções dos dentes decíduos, as principais incluem:  mastigação que auxilia na digestão dos alimentos; auxiliam no crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos e músculos da face; ajudam no processo de desenvolvimento da fala, auxiliando na pronúncia correta das palavras; ainda, “guardam” o espaço para os dentes permanentes que irão substituí-los no futuro, direcionando-os para que irrompam em posição adequada; e ainda funcionam como base fundamental para que a correta oclusão da dentição permanente obtenha êxito.