Cultura

Confira os filmes brasileiros que podem concorrer ao Oscar em 2023

Comissão selecionou seis longa-metragens

Seis filmes brasileiros foram selecionados pela Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais na tentativa de concorrer ao Oscar em 2023. A comissão é formada por 19 membros, que atuam como profissionais do audiovisual. Os filmes selecionados são: A Mãe (de Cristiano Burlan), A Viagem de Pedro (de Laís Bodanzky), Carvão (de Carolina Markowicz), Marte Um (de Gabriel Martins), Pacificado (de Paxton Winsters) e Paloma (de Marcelo Gomes).

A mãe

Maria, uma mãe solo que vive na periferia de São Paulo, volta para casa à noite e não encontra seu filho adolescente. Depois de uma busca ininterrupta pela vizinhança, ela começa a ameaçar a tranquilidade dos traficantes locais que decidem contar que o garoto foi assassinado pela polícia. Incrédula, ela começa uma busca vertiginosa pela verdade.

A Viagem de Pedro

Em 1831, durante a travessia do Atlântico em uma fragata inglesa rumo à Europa, Pedro, o ex-imperador do Brasil, busca forças físicas e emocionais para enfrentar seu irmão, que usurpou seu reino em Portugal. Pedro se vê doente e inseguro. Ele entra na embarcação em busca de um lugar e também em busca de si mesmo.

Carvão

O filme, que tem em seu elenco o ator argentino César Bordon (Relatos Selvagens) e a brasileira Maeve Jinkings (Aquarius), conta a história de um foragido latino que busca refúgio na casa de uma família simples no interior de São Paulo. Carolina Markowicz é uma roteirista e diretora paulistana.

A Marte Um

Uma família negra da periferia de Contagem, Minas Gerais, busca seguir seus sonhos em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita, que representa o contrário de tudo que eles são.

Pacificado

Tati, uma introspectiva garota de 13 anos, tenta se conectar com seu pai, Jaca, depois que ele é libertado da prisão. Enquanto a polícia pacificadora luta para manter a ocupação nas favelas do Rio, Tati e Jaca enfrentam as forças conflitantes que ameaçam destruir sua esperança para o futuro.

Paloma

Ela vive a protagonista, uma mulher trans que trabalha como agricultora no sertão de Pernambuco. Na trama, Paloma tem o sonho de se casar na igreja com seu namorado, Zé (Ridson Reis). Eles vivem juntos e criam uma filha de 7 anos chamada Jenifer (Anita de Souza Macedo).