Cotidiano

Programas de conservação de solo e gestão hídrica são lançados pela Faperr

Os projetos visam possibilidades de convênios com instituições de pesquisa fora do Estado e também estrangeiras

Dois programas foram lançados pela Fundação de Amparo às Pesquisas de Roraima (FAPERR), na manhã desta quarta-feira, 31.

Os projetos visam possibilidades de convênios com instituições de pesquisa fora do Estado e também estrangeiras. Em Roraima, um dos principais projetos é um programa de conservação de solos, manejo de culturas e potencialidades agrícolas e um programa de gestão de recursos hídricos e estudos de mudanças climáticas.

“Precisamos que as pesquisas sejam voltadas ao desenvolvimento a sustentabilidade do estado. É pesquisa básica e pesquisa aplicada. Então só depende de nós juntarmos as forças para desenhar esses programas e começarmos esse trabalho. Então é transparência, legalidade e busca de resultado no menor espaço possível”, disse Pedro Cerino.


Pedro Cerino é presidente da Faperr (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

O secretário de Planejamento e Desenvolvimento de Roraima, Emerson Baú, falou sobre as mudanças após o lançamento da FAPERR. “Serão lançadas linhas de pesquisas na área de social, na área de saúde, na área de desenvolvimento, de engenharias… e aí ele [o estudante] pode concorrer junto com o seu com seus professores a uma bolsa. E isso não apenas para o pessoal das faculdades, mas também para o ensino fundamental e ensino médio” declarou.

O reitor da Universidade Federal de Roraima, Geraldo Ticianeli, citou os benefícios da FAPERR para os estudantes do estado.

“A Fundação vem a fomentar as pesquisas e também vinculadas à iniciação científica. Então, todos os alunos, graduação, mestrado e doutorado, terão um suporte financeiro para concretização das suas pesquisas e a manutenção nos seus programas. Os passos estão sendo feitos e até de forma muito célere, eu acredito que ano que vem nós já temos condições de atender a nossa sociedade” afirmou.