Dia 01 de setembro é lembrado como o dia do endocrinologista, mas qual é essa profissão e como ela atua? O médico endocrinologista diagnostica e trata doenças relacionadas com os hormônios e o metabolismo.
Suas atribuições envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose, até diabetes e obesidade, passando por tumores que produzem hormônios em excesso e doenças autoimunes que afetam sua formação.
O médico endocrinologista Cesar Penna atua na profissão há 14 anos. Ele explica que uma consulta com um endocrinologista é necessária quando alguns sintomas surgem e apontam distúrbios hormonais. Entre eles, cansaço excessivo, excesso de pelos em mulheres, dificuldade em ganhar ou perder peso entre outros.
“A partir de uma avaliação clínica e de exames de dosagens hormonais, o endocrinologista consegue identificar a causa dos sintomas desses sintomas e indicar o tratamento mais adequado” explica Penna.
Origem da data
A data foi escolhida pela fundação da SBEM – Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia ainda na década 1950, porém apenas esse ano, A Lei 14.442, que cria a data comemorativa, foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União (DOU) no dia 25 de julho.
O Dia Nacional do Médico Endocrinologista coincide com a data da fundação da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), que é a terceira no mundo na sua especialidade, com mais de quatro mil associados em todo o país.