O Setembro Amarelo é dedicado à prevenção e conscientização contra o suicídio, a campanha surgiu nos Estados Unidos para mobilizar a sociedade para conscientização sobre o tema.
A origem do amarelo como a cor da campanha surgiu após a morte de um jovem de 17 anos, nos Estados Unidos. Mike Emme era conhecido por sua personalidade carinhosa e habilidade mecânica, tendo como sua marca um Mustang 68 que ele mesmo restaurou e pintou de amarelo.
Em 1994, Mike cometeu suicídio dirigindo o veículo. Infelizmente nem a família, nem os amigos de Mike, perceberam os sinais de que ele pretendia tirar sua própria vida.
Durante o velório do jovem, foram montadas cestas e cartões e fitas amarelas com a mensagem: “Se precisar, peça ajuda”. A ação ganhou grandes proporções e expandiu-se pelo país e foi bastante noticiado pela mídia.
Em 2003, a Organização Mundial da Saúde(OMS) instituiu o dia 10 de setembro para ser o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike é a cor escolhida para representar essa campanha.
No Brasil
O setembro amarelo ganhou força em 2015 no Brasil, após uma campanha do CVV (Centro de Valorização da Vida) em conjunto com a CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar a cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).