O governador Antonio Denarium (Progressistas), candidato a reeleição, participou nesta quinta-feira (1º) do encontro com empresários da indústria roraimense, organizado pela Fier (Federação da Indústria do Estado de Roraima).
Os cinco candidatos foram convidados para o evento, em que cada um tem a oportunidade de falar por 20 minutos e responder a perguntas específicas sob seis eixos temáticos, como infraestrutura, construção civil, meio ambiente, desenvolvimento industrial, políticas estruturantes e desenvolvimento social.
“Todos têm o mesmo tempo de fala, as perguntas são feitas de forma democrática por sorteio, fazendo com que o candidato tenha um amplo conhecimento sobre todo o Estado de Roraima”, disse Denarium.
Na plateia, estava o deputado federal candidato ao Senado, Hiran Gonçalves (Progressistas), a deputada estadual candidata a reeleição, Betânia Almeida (PV), e empresários como o ex-deputado federal Remídio Monai.
No encontro, o candidato usou a maior parte do tempo para falar sobre as principais realizações de sua gestão. Ele disse trabalhar com qualquer prefeitura, independentemente da ideologia do prefeito.
O governador iniciou a fala lembrando a forma que recebeu o Estado no final 2018, como interventor federal, com problemas de salários atrasados, contas bloqueadas e falta de repasses constitucionais para as prefeituras. Diante disso, ele fez um comparativo de como o Estado avançou nos últimos três anos.
Denarium disse ter ajudado na atração de novos investidores para o Estado, que já pagou mais de 2,2 bilhões em dívidas de gestões anteriores e que, em seu governo, Roraima recebeu a nota máxima na avaliação de classificação de risco do Tesouro Nacional – que analisa a capacidade de pagamento e a situação fiscal de estados, municípios e o Distrito Federal.
O governador lembrou de políticas realizadas como a redução do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a gasolina (de 25% para 17%) e o gás de cozinha (17% para 12%).
Educação
Antonio Denarium disse que reformou 50 escolas estaduais e outras 125 estão em reforma, que está construindo a nova sede da Secretaria Estadual de Educação (Seed) e que fortaleceu a Uerr (Universidade Estadual de Roraima).
Saúde
O governador citou avanços de sua gestão na área, como a entrega do novo bloco do Hospital Geral de Roraima (HGR), a reforma em andamento do Hospital Materno Nossa Senhora de Nazareth, a retomada das cirurgias eletivas, a realização de cirurgias complexas no Estado, a ampliação do número de leitos no Hospital das Clínicas e a reforma de unidades hospitalares do Estado nos municípios.
Segurança Pública
Denarium também disse que sua gestão foi responsável pelo fortalecimento da segurança no sistema prisional e pela criação do programa Polícia na Rua e associando esses pontos à redução de crimes violentos.
Energia
Denarium citou como conquistas de seu governo a segurança energética, a compensação ambiental de R$ 90 milhões do governo federal aos indígenas Waimiri-Atroari para liberarem a construção e passagem do Linhão de Tucuruí pela Terra Indígena, e que está na fase de licenciamento a construção de três hidrelétricas no rio Mucajaí.
Infraestrutura
Denarium defendeu a construção de dois viadutos na capital Boa Vista, sendo um no cruzamento entre as avenidas Brigadeiro Eduardo Gomes e Venezuela, e outro na rotatória do Caranã. O governador disse estar substituindo pontes de madeira por de concreto pelo Estado, que está asfaltando rodovias estaduais e estradas vicinais, e ainda citou as obras de estruturação do Distrito Industrial.
Sobre a estrada entre Lethem e Linden, na Guiana, que promete ser uma ligação importante de Roraima com a capital guianense Georgetown, Denarium disse ter sido informado pelo presidente Mohamed Irfaan Ali, na ocasião da visita ao Estado, que uma empresa brasileira já instalou um canteiro de obras ao longo dos primeiros 120 quilômetros da via.
Desenvolvimento
Antonio Denarium disse valorizar o setor industrial extrativista mineral do Estado e defendeu o crescimento “ordenado” e “com sustentabilidade”. Ele revelou que o Estado estuda um novo projeto para substituir a lei estadual que libera o garimpo com uso de mercúrio, a qual foi declarada inconstitucional pelo STF (Supremo Tribunal Federal).
Denarium defende a legalização da atividade garimpeira no Estado e que as riquezas de Roraima gerem benefícios para o Estado. Ademais, ele defendeu o projeto que tramita no Congresso Nacional que libera a mineração em terras indígenas, alegando que a iniciativa poderia “acabar com a pobreza” nas comunidades.
O candidato a reeleição disse estar organizando as cadeias produtivas locais e trabalhando na implementação de novas. Ele deseja que a matéria-prima seja industrializada pela agroindústria e que planeja construir distritos industriais em Bonfim e Rorainópolis. Ademais, falou da regulamentação da produção de óleo vegetal em Roraima.
Ele também citou o fortalecimento de programas sociais, da redução da taxa de desemprego para 6,2%, registrada no segundo trimestre de 2022 e da geração de 15 mil empregos nos últimos três anos.
Habitação
O candidato prometeu acabar com o déficit habitacional de Roraima, estimado em 23 mil famílias sem moradia no Estado. Ele afirmou que já existe orçamento de R$ 25 milhões para 1 mil primeiras moradias do programa federal Casa Verde e Amarela em Roraima.
Denarium citou o programa Morar Melhor, voltado para a reforma de casas de baixa renda, e que vai ajudar famílias que já possuem lotes próprios a construir moradias. Ele também falou que o governo estadual já emitiu mais de cinco mil títulos definitivos.
Veja a transmissão do evento