Cotidiano

Quase 2 mil pessoas são atendidas durante ação social neste sábado

Os atendimentos ocorreram na Escola Militarizada Professora Wanda David Aguiar

Cerca de 1.500 pessoas receberam atendimentos gratuitos durante uma ação social realizada neste sábado, 3, no Colégio Estadual Militarizado Wanda David Aguiar. Foram atendidos moradores do bairro Raiar do Sol e adjacentes.

A ação envolveu todos os órgãos públicos estaduais e teve como objetivo aproximar a população do acesso a projetos sociais e serviços de Governo.

Foram 540 atendimentos só em consultas com especialistas e a realização de testes rápidos de covid-19, HIV, sífilis, hepatite B e C, além de vacinação contra a covid-19, dupla adulto, hepatite B, febre amarela e tríplice.

O coordenador do Departamento de Políticas de Saúde Itinerante da Sesau (Secretaria de Saúde), Rafael Sena, falou da importância da ação que leva vários atendimentos à população em um único dia e com rapidez.

“Neste sábado, na escola Wanda David de Aguiar, só os atendimentos de saúde foram 540, e a expectativa de público circulante foi em torno de 1.500 pessoas que buscaram os atendimentos não só de saúde, mas também dos demais órgãos que fazem parte do Governo Sem Parar”, disse.

Outro ponto destacado pelo coordenador foi com relação à demanda que existe no serviço público e que a ação do Governo Sem Parar diminui a procura por atendimentos. 

“A demanda é muito grande. O serviço itinerante é justamente para desafogar o sistema público de saúde, para que pessoas que, às vezes, ficam um mês numa fila esperando por atendimento possam ser atendidas mais rápido. Com relação à documentação, a gente sempre evidencia que em todo atendimento médico na rede pública o cartão do SUS (Serviço Único de Saúde), ou o CPF (Cadastro de Pessoa Física), e o comprovante de residência são documentos essenciais”, completou.

A atendente de farmácia Ellen Nathalia, que mora no bairro São Bento e foi atendida pelo oftalmologista, disse que soube da ação por meio do grupo de amigos do WhatsApp.

“O atendimento foi rápido. Eu ia para o Coronel Mota na semana que vem, mas como surgiu essa ação eu aproveitei, porque durante a semana a gente quase não tem tempo. No fim de semana facilita muito”, frisou.

Quem também aproveitou a ação do Governo Sem Parar deste sábado foi a diarista Gorete Pinto da Silva, que mora no bairro Equatorial. Ela disse que, durante a semana, a vida dela é bem corrida, então aproveitou a ação para solicitar a segunda via do RG e fazer um check-up com a equipe de enfermagem da Uerr (Universidade Estadual de Roraima).

“Estou achando ótima, porque tive a oportunidade de tirar a segunda via da minha Carteira de Identidade e aproveitei para fazer testes com o pessoal da Uerr, porque estava me sentindo mal. Foi muito bom. Que mais serviços como esses sejam oferecidos para a população, principalmente no fim de semana que é bastante tranquilo. Veio em boa hora”, agradeceu.


A ação envolveu todos os órgãos públicos estaduais e teve como objetivo aproximar a população do acesso a projetos sociais e serviços de Governo
(Foto: Ascom/Sesau)