O prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB), esteve nesse domingo (4), no programa Agenda da Semana, da Folha FM, para falar sobre as principais promessas de campanha de Teresa Surita (MDB), candidata ao Governo de Roraima, para a Saúde, Educação e Infraestrutura.
Arthur Henrique defendeu as ações realizadas durante a gestão da antecessora na Prefeitura e que elas poderiam se estender ao Estado. Segundo ele, em eventual Governo Teresa, haverá integração do Estado com todos os municípios com o intuito de beneficiar a população.
A maior parte da entrevista tratou sobre as divergências entre a Prefeitura de Boa Vista e o Governo do Estado. Arthur Henrique disse que, nos últimos anos, Boa Vista nunca recebeu repasse extraordinário do governo estadual, mas apenas os obrigatórios provenientes do ICMS (Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços).
O chefe do Executivo boa-vistense disse, ainda, que desde que assumiu o mandato, não recebeu nenhum recurso provenientes dos atuais senadores de Roraima para obras de infraestrutura no Município.
Saúde
Arthur Henrique revelou que o plano de governo inclui o aumento da oferta de serviços no Hospital de Rorainópolis e a construção de novos hospitais no interior. Ele confirmou, por exemplo, que será discutida se a gestão do Hospital da Criança Santo Antônio, a qual ele considera “complexa”, será assumida pelo governo estadual em eventual eleição de Teresa.
Educação
Questionado sobre os atrasos na Educação em virtude da pandemia, o prefeito disse que ações foram realizadas ainda na gestão da ex-prefeita, como a inauguração de três escolas municipais. Ele citou a realização da Prova BV para avaliar o nível dos estudantes e o fortalecimento do ensino remoto.
“Enquanto a Teresa construiu 40 escolas nos últimos dois governos dela, o que vemos no Estado nos últimos quatro anos é o inverso: nenhuma escola inaugurada, escolas sendo fechadas, número de alunos reduzindo enquanto no Município aumenta”, criticou.
Conforme o prefeito, Teresa Surita planeja implantar o ensino integral na rede estadual, ampliar o número de colégios militarizados aprimorar a gestão desses, além de fortalecer as unidades escolares não-militarizadas e distribuir fardamento aos alunos estaduais.
Arthur Henrique ainda defendeu ações realizadas pela gestão municipal de Teresa Surita, como a elevação da educação de Boa Vista para a quinta colocação no ranking nacional.
Infraestrutura
O prefeito disse que Teresa Surita está preparada para ir a Brasília buscar os recursos necessários para recuperar a rodovia BR-174. “O grande problema hoje [do Estado] é na aplicação dos recursos. Vem dinheiro do governo federal, mas não é devidamente aplicado”, disse
Ademais, ele reiterou o que Teresa Surita disse no encontro com empresários da Indústria local, de que pretende assumir a gestão das vicinais municipais e melhorá-las, devido à incapacidade financeira e técnica dos municípios do interior.
Arthur Henrique revelou que Teresa pretende modernizar a estrutura da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) para reduzir os custos, agilizar a operação e melhorar o atendimento à população.
O prefeito informou ainda que os contratos licitatórios na eventual gestão de Teresa Surita serão feitos com empresas com capacidade para executá-los.
Veja o programa completo